PRODUÇÃO DE JOGOS DA MEMÓRIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA E.E.F.M. AMÁLIA XAVIER DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
Resumo
RESUMO
Este estudo busca apresentar a oficina como um meio metodológico viável, para o ensino de biologia visando o processo de ensino e aprendizagem que não pode ser restrito a comodismo de teorias, exercícios ou resumos de livros didáticos, mas de uma integração desses métodos já citados com adição de novas técnicas de ensino. Para que os alunos possam sentir-se atraídos como são sistematicamente levados nas tendências tecnológicas digitais. Aponta-se na oficina realizada a metodologia capaz de romper paradigmas do ensino de ciências e biologia pela sua dinâmica flexível, podendo ser modelada, utilizado em outras disciplinas, conteúdos diversos, por ser um instrumento formador de pensamento refletivo, transformador e autônomo para produção do conhecimento e que venha a contribuir com a educação desses discentes. Foram realizadas pesquisas em livros, revistas, artigos, ministradas aulas teóricas utilizando imagens, expressão verbal, livro didático e exercícios e aulas práticas com imagens, expressão verbal, oficina da construção de um jogo da memoria diferente dos convencionais- onde existiam gravuras, suas respectivas funções ou características. Foram utilizadas 224 impressões coloridas em papel 60kg, 40 tesouras, 8 bandejas de papelão e 120 fichas de avaliação do aluno dessas aulas ministradas. A oficina foi realizada em três salas do primeiro ano do Ensino Médio, totalizando 120 alunos da E.E.F.M. Amália Xavier de Juazeiro do Norte-CE. Constatou-se que as aulas realizadas nos dias 10, 11 e 14 de setembro apresentaram maior índice de aceitação pelos discentes, por causa da realização da oficina para construção dos jogos da memória, envolvendo os discentes com a prática.
Palavras-chave: Jogo da Memória, Oficina. Teoria-Prática. Ensino-Aprendizagem.