OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CREDE 1, MARACANAÚ/CE
Palavras-chave:
Formação Continuada, Matemática, CertificaçãoResumo
O presente artigo é resultado de um estudo de caso intitulado “Os desafios da implementação do plano de ensino de Matemática a partir da formação continuada e dos resultados educacionais da Crede 1 – Maracanaú/CE”, realizado no período de 2018 a 2020, no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGP/UFJF). O objetivo deste estudo é analisar os desafios da implementação da formação continuada de professores de Matemática da Regional no período de 2017 a 2019, tendo como eixo teórico-analítico estruturante as concepções de formação continuada no contexto da globalização e do neoliberalismo. A metodologia foi estruturada na pesquisa qualitativa e os resultados foram analisados sob a ótica da “análise de conteúdo”, tendo como base os dados obtidos por meio de pesquisa de campo realizada com 63 professores de Matemática que participaram da formação promovida pela Regional no período em questão. Os resultados da pesquisa mostraram que a participação dos professores nos cursos promovidos pela CREDE 1 tem, prioritariamente, objetivos pedagógicos. Contudo, os dados apontam também a forte relação com a certificação e com a concepção de capacitação e aperfeiçoamento profissional.
Palavras-chave: Formação Continuada. Matemática. Certificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).