OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CREDE 1, MARACANAÚ/CE

Palavras-chave: Formação Continuada, Matemática, Certificação

Resumo

O presente artigo é resultado de um estudo de caso intitulado “Os desafios da implementação do plano de ensino de Matemática a partir da formação continuada e dos resultados educacionais da Crede 1 – Maracanaú/CE”, realizado no período de 2018 a 2020, no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGP/UFJF). O objetivo deste estudo é analisar os desafios da implementação da formação continuada de professores de Matemática da Regional no período de 2017 a 2019, tendo como eixo teórico-analítico estruturante as concepções de formação continuada no contexto da globalização e do neoliberalismo. A metodologia foi estruturada na pesquisa qualitativa e os resultados foram analisados sob a ótica da “análise de conteúdo”, tendo como base os dados obtidos por meio de pesquisa de campo realizada com 63 professores de Matemática que participaram da formação promovida pela Regional no período em questão. Os resultados da pesquisa mostraram que a participação dos professores nos cursos promovidos pela CREDE 1 tem, prioritariamente, objetivos pedagógicos. Contudo, os dados apontam também a forte relação com a certificação e com a concepção de capacitação e aperfeiçoamento profissional.

Palavras-chave: Formação Continuada. Matemática. Certificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07/08/2023