ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES/RESSIGNIFICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA.

  • MARIA JAQUELINE PONTE DE AZEVEDO ALBUQUERQUE EEM VILEBALDO AGUIAR
  • Luana Vasconcelos Soares Rios
  • Luiz Daniel Alves Rios
Palavras-chave: Engenharia de formação; Formação continuada; Professores de matemática.

Resumo

A Engenharia Didática de Formação (EDF) ou também denominada por Engenharia Didática de 2ª geração tem se configurado como uma metodologia que oportuniza aos professores a criação de dispositivos/ferramentas para o processo de ensino, trazendo em suas vertentes a busca por uma formação continuada de qualidade. Entretanto, observamos ainda uma ausência de capacitação nos processos formativos dos professores, ficando perceptíveis assim, lacunas em suas formações que causam entraves no processo de aprendizagem na disciplina de matemática. Partindo desse pressuposto é que o presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição da EDF e refletir acerca das implicações/ressignificações dessa vertente francesa na consolidação do processo de formação continuada para professores de matemática. Para a construção desse processo dialógico será feito através de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O escopo desse projeto terá como subsídio teórico as pesquisas e estudos de Artigue (1996), Alves (2008), Almouloud (2012), Libâneo (2004), dentre outros que dialogam com a temática estudada. Sendo assim, o artigo traz reflexões a cerca da modelização das práticas do professor sob a perspectiva de uma Engenharia Formação.

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Publicado
21/11/2022