SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE SER PROFESSOR NA PERSPECTIVA DOS TERRITÓRIOS AMAZÔNICOS
Resumo
O presente trabalho tem como foco a formação de professores e os desafios do ser professor nas territorialidades Amazônicas, diante das diversidades socioculturais, em contraposição a lógica do pensamento único (SANTOS 2008). Para isso, foram analisadas as representações sociais sobre ser professor nas interfaces Amazônicas, presente nas Teses e Dissertações dos Programas em Educação na Amazônia Brasileira. É uma pesquisa de cunho bibliográfico, do tipo estado da Arte (PILLÃO, 2009), na qual foram catalogadas Teses e Dissertações nos últimos 5 anos (2015 a 2019), configurando o lócus da pesquisa, o banco de dados de 11 Programas de Pós-Graduação em Educação da região norte. Os resultados dessas pesquisas revelam processos contraditórios de lutas a favor do fortalecimento das identidades que apontam a necessidade de rupturas aos projetos de formação inicial. São trabalhos que refletem os modelos de escolas, de sujeitos e culturas que se encontram nos territórios amazônicos. Um movimento no qual as Instituições de Ensino Superior são desafiadas a redimensionarem os processos que formam os professores. Estes estudos apresentaram como resultados, formações que estavam conectadas as problemáticas que permeiam a prática docente na Amazônia, dentre elas, destacam-se: a) as condições precárias de trabalhos que, por vezes, neutralizam a prática educativa dos professores, fortalecendo projetos homogeneizadores; b) as condições de infraestrutura e desvalorização do trabalho docente, ou seja, a formação de professores deve ser protagonizada e abranger as especificidades dos sujeitos, não se resumindo a uma ação mecânica.
Downloads
Referências
BELLO, Isabel Melero. Formação superior de professores em serviço: um estudo sobre o processo de certificação do Magistério no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
DELORS, Jacques. Learning: the treasure within. Report to Unesco of the International Commission on Education for the Twenty-first Century, 1996. Disponível em: https://www.gcedclearinghouse.org/sites/default/files/resources/%5BENG%5D%20Learning_0.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.
DIAS SOBRINHO, J.; BRITO, M.R.F.; La educación Superior en Brasil: principales tendencias y desafíos. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, jul. 2008, p. 487-507.
FERREIRA, N.S.A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Sao Paulo: Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002 p. 257-272
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
HAGE, S. M.; BARROS, O. F. Currículo e educação do campo na Amazônia: referências para o debate sobre a multisseriação na escola do campo. Espaço do currículo, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 348-362, 2010.
HAGE, Salomão. Formação docente, culturas, saberes e práticas: desafio em face das territorialidades e sociocultural diversidade da Amazônia. In:. https://www.slideshare.net/curriculoemmovimentopara/formao-docente-culturas-saberes-e-prticas-desafios-em-face-das-territorialidades-e-socioculturaldiversidade-da-amaznia-salomo-mufarrej-hage
HAGE, Salomão; OLIVEIRA, Lorena Mourão de. Território, Políticas Públicas e Educação do Campo na Amazônia Paraense: o protagonismo dos movimentos sociais em debate. Revista Ver Educação (UFPA), 2011, Belém, v. 12, n. 1, p. 141-158, jan./jun. 2011
KALMUS, Jaqueline; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Trabalho e formação: uma análise comparativa das políticas de formação de professores em serviço no Brasil e no México. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n.1, p. 53-66, jan./mar., 2016.
NEVES,J.D.V.; BRASILEIRO, T. S. A. Territorialidades Amazônicas: sentidos e produção de conhecimentos e os desafios da formação de professores no contexto atual. Humanidades & Inovação, v. 7, p. 20-31, 2020.
PILLÃO, Delma. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e musica: Estado da Arte. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
RAMALHO, Betania Leite; MADEIRA, Vicente de Paulo C. A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, n. 30, p. 70-81, número especial, set./dez. 2005.
SANTOS, B. S. Um Discurso sobre as Ciências. São Paulo: Cortez, 2008.