PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA

CUIDADOS COMPARTILHADOS ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E FAMÍLIA

Autores

  • ODILIO MARTINS MOREIRA DE SOUSA Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • LÍDIA ANDRADE LOURINHO Universidade de Fortaleza - UNIFOR; UNIVERSIDADE ESTUDUAL DO CEARÁ - UECE
  • ROSENDO FREITAS DE AMORIM
  • ANA MARIA FONTENELLE CATRIB

Palavras-chave:

promoção da saúde, educação infantil, escola, família

Resumo

A escola de educação infantil tem a função de promover o desenvolvimento integral da criança, favorecendo a aquisição de competências para viver plenamente em sociedade. A aprendizagem nessa fase da educação básica envolve saberes e conhecimentos, que influem positivamente na construção da personalidade, na conquista da autonomia da criança, e, na adesão de estilos de vida saudáveis. Objetivo: avaliar as contribuições da pré-escola, sob a perspectiva da promoção da saúde, como um serviço prestado pelo setor da educação. Método: coleta na forma de entrevistas semi-estruturadas (2 gestoras da escola de educação infantil, 3 docentes e 15 mães); roteiro de observação; e, análise documental. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Resultados: o cuidado na educação infantil é compartilhado entre as docentes e as famílias das crianças, através da construção e manutenção de uma rede de atenção social local, favorecendo a aprendizagem, não apenas do educando, mas incluindo a comunidade na processo ensino-aprendizagem, que envolve a aquisição de ferramentas sociais de enfrentamento e decisão sobre a própria saúde. Conclusão: Foi observado que o cuidado na educação infantil se estende ao diálogo com os pais e familiares na busca por atender aos direitos das crianças e compreender suas manifestações e expressões, expandindo a rede social de cuidados aos órgãos de proteção, e influenciando os pais a tomarem as melhores decisões sobre saúde.

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Publicado

23/12/2021