CASO MOTIVADOR: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM ROTEIRO INSTRUCIONAL
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM ROTEIRO INSTRUCIONAL
Resumo
O objetivo desta proposta foi construir e validar um roteiro instrucional para utilização do caso motivador como uma estratégia de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, com delineamento longitudinal e análise quantitativa, que percorreu duas etapas dependentes e inter-relacionadas: construção do roteiro e avaliação deste por cinco peritos. Na avaliação, os peritos avaliaram a congruência de conteúdo, a linguagem verbal e a inclusão de tópicos relacionados à temática. Observou-se total concordância em oito dos 11 itens analisados; nos outros três itens (definição, discussão e desfecho), um perito indicou que os mesmos não eram desejáveis e nem existentes. Destaca-se, ainda, que todos os itens analisados apresentaram IVC com valores iguais ou acima de 0,80, o que demonstra a representatividade do roteiro construído. A versão final do roteiro instrucional foi composta por um instrumento-guia para a abordagem do caso motivador como estratégia de ensino, um instrumento para elaboração do caso motivador e um fluxograma direcionado à apresentação, discussão e desfecho do caso motivador. A utilização do roteiro instrucional poderá nortear a abordagem do caso motivador como estratégia de ensino, sugere-se, no entanto, a realização de estudos que analisem suas repercussões na formação de estudantes das mais diversas áreas da saúde.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 16, n. 7, p. 3061-3068, jul. 2011. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em:
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. Disponível em: < https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf >. Acesso em: 20 jun. 2020.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S.L.], v. 32, n. 1, p. 25, 27 mar. 2011. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em:
COLOMBO, Andréa Aparecida; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S.L], v. 28, n. 2, p. 121-146, 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p121. Acesso em: 27 nov. 2020.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. [S.L], v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Acesso em: 25 jun. 2020.
GALDEANO, Luzia Elaine; ROSSI, Lídia Aparecida; ZAGO, Márcia Maria. Roteiro instrucional para a elaboração de um estudo de caso clínico. Rev Latino-Am Enfermagem. [S.L.], v. 11, n. 3, p. 371-375, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000300016. Acesso em: 07 nov. 2020.
HOKAMA, Paula Oliveira; HOKAMA, Newton Key; BATISTA, Nildo. Caso Motivador como Estratégia Problematizadora e Integradora no Ensino Médico em um Curso de Oncologia. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 42, n. 4, p. 165-174, dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20170080. Acesso em: 25 jun. 2020.
HORTENSE, Flávia Tatiana Pedrolo; BERGEROT, Cristiane Decat; DOMENICO, Edvane Birelo Lopes de. Construction and validation of clinical contents for development of learning objects. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 71, n. 2, p. 306-313, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0622. Acesso em: 21 out. 2020.
LEON, Cassandra et al. Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil. Rev. Enf. Ref., [S.L.], v. 18, p. 51-62. Disponível em: https://doi.org/10.12707/RIV18013. Acesso em: 21 out. 2020.
MARIN, Maria José Sanches et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev. bras. educ. med., v. 34, n. 1, p. 13-20, 2010 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100003. Acesso em: 26 jun. 2020.
MESQUITA, Simone Karine; MENESES, Rejane Millions; RAMOS Déborah Karollyne. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: Dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab. Educ. Saúde. Rio de Janeiro. v.14, n. 2, p. 473-486, 2016. Disponível em:
MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018. Acesso em: 26 jun. 2020.
POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
ROMAN, Cassiela et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no brasil: uma revisão narrativa. Clinical & Biomedical Research, [S.L.], v. 37, n. 4, p. 349-357, 2017. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/2357-9730.73911. Acesso em: 27 jun. 2020
SILVA, Natiele et al. Construção e validação de um vídeo educativo sobre a reflexologia podal. Revista Eletrônica de Enfermagem, [S. L.], v. 19, 2017. Disponível em:
TEIXEIRA, Elizabeth. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. londrina. Revista de Enfermagem da UFPI, [S.L.], v. 4, n. 3, p. 99, 26 jan. 2016. Universidade Federal do Piaui. Disponível em:
VILLARDI, Marina Lemos; CYRINO, Eliana Goldfarb; BERBEL, Neusi Aparecida. A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP; 2015.