A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL ANTONIO RAIMUNDO DE MELO
Palavras-chave:
Competências socioemocionais. Educação. Escola.Resumo
O presente artigo disserta sobre a relevância das competências socioemocionais no âmbito escolar de uma Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no município de Carnaubal – região norte do Ceará, considerando a vivência dos projetos na escola, bem como salientando seus impactos quanto às contribuições positivas ao longo do percurso construído até o presente ano. Ressalta-se o objetivo das disciplinas que trabalham essas competências na grade curricular da instituição, bem como os resultados agregados à aprendizagem quanto ao seu crescimento, em números, nos índices de aprovação e a redução do abandono escolar nesse mesmo contexto.
Downloads
Referências
CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de; SANTOS, Jane Eire Rigoldi. Políticas de avaliações externas: ênfase nas competências cognitivas e socioemocionais. Ponta Grossa: Práxis Educativa, Aheadof Print, v. 11, n. 3, set./dez. 2016. Disponível em <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acesso em 24 de março de 2020.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SILVA,Roberto Rafael Dias da. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Curitiba: Educar em revista, n. 63, p. 173-190, jan./mar. 2017.
CORDEIRO, Lúcia Edriana de Sousa; MAIA, Karla Vanessa Alves; XEREZ, Antônia Solange Pinheiro. Currículo e aprendizagem: notas para pensarmos a relação entre o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) e as competências socioemocionais. Fortaleza:VI Congresso Nacional de Educação, v.1, 2019. Disponível em <https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php>. Acesso em 23 de março de 2020.
GONÇALVES, Gecilvone Passos; JUNIOR, Antonio Germano Magalhães. Implementação da política de desenvolvimento das competências socioemocionais: um estudo de caso na EEFM João Mattos.Inovação & Tecnologia Social, nº1, p. 82-96, 2019.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Tomando nota! Sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais nas escolas.Insper – Núcleo de Pesquisaem Ciências para a Educação, 2016.
LIMA, Lígia Cristina Poffo. Competências socioemocionais na educação:
um estudo sobre a sociabilidade requerida pelo capital no século XXI. (Monografia)Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Antônio Raimundo de Melo, 2020.
SAARNI, C. Thedevelopment of emotional competence. Nueva York: Guilford, 1999. Apud in VALE, Vera do.Do tecer ao remendar: os fios da competência socio-emocional.Coimbra: Revista Exedra,nº 2, 2009.
SOUSA, Thatiane Fernandes de; OLIVEIRA, Adriana Santos de Oliveira; SOBREIRA, Rakel Ribeiro. O Projeto Professor Diretor de Turma no Ceará: origem e funcionamento. Fortaleza: VI Congresso nacional de Educação, v.1, 2019. Disponível em <https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php>. Acesso em 23 de março de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).