Vilões ou Mocinhos? Sequência didática como mecanismo facilitador da aprendizagem sobre os artrópodes no Ensino de Biologia
Palavras-chave:
conceito científicos, painel, protagonismo juvenil, aula prática
Resumo
Esta sequência didática teve objetivo de propiciar aos alunos uma aprendizagem de conceitos e importância dos artrópodes para o equilíbrio da vida na terra. Envolveu 70 alunos do Ensino Médio em quatro momentos, utilizando aula teórica e prática. Durante a aula prática, estes em grupo, montaram um painel com representantes de artrópodes e plantas de plásticos. Fizeram a análise de uma imagem com diversos artrópodes, responderam três questões abertas sobre essa imagem, antes e após as aulas. O resultado foi registrado em percentual nos gráficos. Esta abordagem facilitou a aprendizagem de conceitos do conteúdo proposto, alcançando o objetivo. A utilização de vários métodos de ensino foi importante na aprendizagem de conteúdos científicos pelos alunos no estudo de artrópodes, enfatizou-se a importância desses seres tanto para ecologia como para humanidade, pois, sem conhecimento a maioria dos alunos os consideram como seres prejudiciais e “vilões”, como demonstrou este processo de aprendizagem.Downloads
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Referências
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Publicado
26/04/2021
Seção
Relato de experiência