PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS:
ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INFORMÁTICA BÁSICA NO CURSO PROFISSIONALIZANTE DE LIBRAS
Palavras-chave:
Metodologias ativas. Produção de conteúdo. Protagonismo estudantil. Libras. Habilidades de aprendizagem.Resumo
As metodologias ativas ganham espaço nas escolas cearenses proporcionando experiências de aprendizagem significativa, sobretudo no curso de Libras da EEEP Joaquim Nogueira. Nosso trabalho descreve sucintamente as etapas de uma sequência didática que oportuniza a produção de conteúdo digital em Libras e Português, voltada aos conteúdos de Informática Básica, pelos alunos do primeiro ano do curso de Libras, cujo público é constituído de surdos e ouvintes. Dada a escassez de material didático próprio para este público e no intuito de oportunizar o protagonismo do aluno, propusemos a criação de videoaulas elementares dos conteúdos estudados priorizando a habilidade de aprendizagem que promove a maior retenção de conteúdo, segundo Glasser (2020), a de ensinar aos outros e a apreensão de conteúdos em várias modalidades para potencializar sua evocação (SAVEGNAGO, 2015). Outra metodologia associada foi a da aprendizagem cooperativa para fomentar a cooperação entre os alunos. As videoaulas produzidas foram reunidas e publicadas no YouTube em um canal administrado pela docente.
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