O INFOGRÁFICO COMO UMA ESTRATÉGIA DISCURSIVO-ARGUMENTATIVA EM TEXTOS MOTIVADORES DA REDAÇÃO DO ENEM
Palavras-chave:
Argumentação. Infográfico. Redação do ENEM.Resumo
Este artigo propõe analisar a configuração pluricódica dos infográficos utilizados na elaboração das Provas de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – referentes às edições de 2012 a 2018. Como aporte teórico, recorremos à Semiolinguística, de Charaudeau (2012), articulada às noções de gênero/texto discutidos por Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008). A argumentação, nessa perspectiva teórica, é vista a partir da ação de influência entre os sujeitos, já que o produtor do texto age sob um “fazer-pensar” por meio de uma proposta sobre um mundo e de um questionamento de convicção e raciocínio para se estabelecer a verdade (CHARAUDEAU, 2014). Pelas nossas análises, os resultados apontam que os infográficos, ao se comportarem como textos motivadores, possuem funções discursivas (re)construindo sentidos por parte do sujeito alvo (SAMPAIO, 2018), acionando esquemas cognitivos que vão colaborar na produção escrita do gênero Redação do ENEM.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).