OFICINAS SABER E COMPREENDER
OFICINAS SABER E COMPREENDER: UMA AÇÃO EFICAZ NO TRABALHO COM LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa. Habilidades de Comunicação Leitura e escrita. Oficinas.Resumo
Esta experiência apresenta uma proposta de oficinas de leitura para ser desenvolvida em nível prático visando auxiliar o desenvolvimento de hábitos de leitura e de interpretação de enunciados com a finalidade de promover o sentido da aprendizagem nos educandos da 3ª série do ensino médio. O desenvolvimento deste trabalho justifica-se pela necessidade de melhorar os índices de aprendizagem a partir da construção lúdica e prática do conhecimento. O estudo fundamenta-se nas abordagens de leitura de Koch (2010), Kleimam (2008), e Soares (2011), entre outros teóricos que constituem um direcionamento sociointeracionista para a aprendizagem. A problemática que orientou a realização desta tarefa consiste na seguinte pergunta: como devem ser as aulas de Língua Portuguesa voltados para leitura e interpretação? Espera-se com este estudo contribuir para o desenvolvimento de novos conhecimentos experimentados de forma prática e que permitam aos educandos ampliar as possibilidades de leitura e de formação de uma cidadania crítica e reflexiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).