Entrelaçando Fios dos Saberes na Educação Infantil

Uma Proposta Interdisciplinar na Pré-escola

Autores

  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami, (11)99601-3875 Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade, (11)97271-0929
  • Jerusa Pereira de Jesus, (11) 944890107 Secretaria de Educação de Baarueri

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Educação Infantil. Professor.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar sobre possibilidades da realização de trabalhos interdisciplinares na Educação Infantil que inter-relacionem as áreas de arte, cultura e linguagens oral e escrita. A interdisciplinaridade é compreendida por Fazenda (1994, 2002) como uma nova atitude frente a conhecimentos de diferentes naturezas.  Envolve conexão de saberes, é um trabalho de parceria entre o professor e as crianças. Trata-se de um estudo e como fonte de dados foi utilizada uma entrevista com roteiro semiestruturado, realizada em 2018, com uma professora que possui prática docente de vinte e sete anos na Educação Infantil, especificamente na pré-escola, pertencente a rede pública do município de Barueri, localizado na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. A sala sob sua responsabilidade possuía trinta e dois alunos com 4 anos de idade. Como resultado, constatamos que a inter-relação entre as áreas só foi possível por meio do trabalho de um professor que dominava o conhecimento de diferentes campos de conhecimentos; sabia utilizar diferentes estratégias de ensino; possibilitava diferentes espaços e materiais em sua prática pedagógica. Observou-se igualmente olhar sensível e escuta atenta para captar as falas e ações das crianças, incorporando-as em sua prática docente.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Educação Infantil. Professor.

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Biografia do Autor

  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami, (11)99601-3875, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutora em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).

  • Maria de Fátima Ramos de Andrade, (11)97271-0929

    Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua como docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie do programa de Pós-Graduação Educação Arte e História da Cultura. Brasil.

  • Jerusa Pereira de Jesus, (11) 944890107, Secretaria de Educação de Baarueri

    Professora formada em Ciências Sociais pela PUC/São Paulo. Professora de Educação Infantil em período integral, concursada pela Prefeitura Municipal de Barueri desde 1993

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Publicado

13/09/2022