Entrelaçando Fios dos Saberes na Educação Infantil
Uma Proposta Interdisciplinar na Pré-escola
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Educação Infantil. Professor.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar sobre possibilidades da realização de trabalhos interdisciplinares na Educação Infantil que inter-relacionem as áreas de arte, cultura e linguagens oral e escrita. A interdisciplinaridade é compreendida por Fazenda (1994, 2002) como uma nova atitude frente a conhecimentos de diferentes naturezas. Envolve conexão de saberes, é um trabalho de parceria entre o professor e as crianças. Trata-se de um estudo e como fonte de dados foi utilizada uma entrevista com roteiro semiestruturado, realizada em 2018, com uma professora que possui prática docente de vinte e sete anos na Educação Infantil, especificamente na pré-escola, pertencente a rede pública do município de Barueri, localizado na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. A sala sob sua responsabilidade possuía trinta e dois alunos com 4 anos de idade. Como resultado, constatamos que a inter-relação entre as áreas só foi possível por meio do trabalho de um professor que dominava o conhecimento de diferentes campos de conhecimentos; sabia utilizar diferentes estratégias de ensino; possibilitava diferentes espaços e materiais em sua prática pedagógica. Observou-se igualmente olhar sensível e escuta atenta para captar as falas e ações das crianças, incorporando-as em sua prática docente.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Educação Infantil. Professor.
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