CLUBE DA VIRADA

UMA METODOLOGIA EFICIENTE EM PROL DE RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA.

  • JERFFSON BRUNO OLIVEIRA SEDUC
  • Paulo de Assis Melo
Palavras-chave: Equidade, metodologia, aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa, cuja motivação foram as inquietações dos pesquisadores diante das dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática apresentadas pelos alunos que chegam do ensino fundamental para uma escola da Rede Estadual de Ensino Médio. Reflexões sobre suas próprias práticas uma vez que os pesquisadores são docentes e convivem no dia a dia com estas dificuldades. Como apoio teórico, recorreu-se a obras de autores reconhecidos na área da educação e entre os quais destacam-se Antunes(2011) Freire (2003), Martins (2006), Nery Junior (1999), Smeha (2008) e Niza(1998) . A pesquisa confirma a dificuldade de aprendizagem dos discentes pois o desempenho dos alunos nas avaliações externas sugerem essa dificuldade, nos anos em que os resultados foram analisados antes de ingressarem na escola os alunos apresentam desempenho abaixo do esperado para o ano/série em que estavam matriculados. Os resultados alcançados através da pesquisa revelam a importância de repensar as metodologias e propõe uma ação isonômica e inovadora com resultados positivos já consolidados e em contínua construção.

 

Palavras-Chave : Isonomia; Prática Pedagógica; Aprendizado.

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Referências

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Publicado
03/08/2020