CLUBE DA VIRADA
UMA METODOLOGIA EFICIENTE EM PROL DE RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA.
Resumo
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa, cuja motivação foram as inquietações dos pesquisadores diante das dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática apresentadas pelos alunos que chegam do ensino fundamental para uma escola da Rede Estadual de Ensino Médio. Reflexões sobre suas próprias práticas uma vez que os pesquisadores são docentes e convivem no dia a dia com estas dificuldades. Como apoio teórico, recorreu-se a obras de autores reconhecidos na área da educação e entre os quais destacam-se Antunes(2011) Freire (2003), Martins (2006), Nery Junior (1999), Smeha (2008) e Niza(1998) . A pesquisa confirma a dificuldade de aprendizagem dos discentes pois o desempenho dos alunos nas avaliações externas sugerem essa dificuldade, nos anos em que os resultados foram analisados antes de ingressarem na escola os alunos apresentam desempenho abaixo do esperado para o ano/série em que estavam matriculados. Os resultados alcançados através da pesquisa revelam a importância de repensar as metodologias e propõe uma ação isonômica e inovadora com resultados positivos já consolidados e em contínua construção.
Palavras-Chave : Isonomia; Prática Pedagógica; Aprendizado.
Downloads
Referências
BRASIL/MEC. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. MEC. .RESULTADO IDEB. 2017. Disponível em:
CEARÁ. UFJF. . Resultado Spaece. 2018. Disponível em:
FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
MARTINS, L. de. A. R. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. In; MARTINS, L. de. A. R. et al (Org.). Petrópolis-RJ, 2006.
NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do processo civil na constituição federal. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
NIZA. S. A organização social do trabalho de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico. [S.l.] 1998, p. 77-98. Disponível em
SMEHA, Luciane Najar; FERREIRA, Iolete de Vlieger. Prazer e sofrimento docente
nos processos de inclusão escolar. Educação Especial, Santa Maria – PR , n. 31, 2008. Disponível em: