SUSTENTABILIDADE E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA ESCOLA VEREADOR JOSÉ PIRES DE FREITAS EM VILA SERRAGEM, OCARA-CEARÁ

Autores

  • LISIMÉRE CORDEIRO DO VALE XAVIER CORDEIRO DO VALE XAVIER SEDUC
  • Izaurita Francisca de Araújo Souza Francisca Souza ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VEREADOR JOSÉ PIERES DE FREITAS
  • Adriano Alexandrino Aquino Alexandrino Aquino ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VEREADOR JOSÉ PIERES DE FREITAS

Palavras-chave:

Palavras-chave: PROJETOS COM-VIDA/Agenda 21. Projeto PIpC. Sustentabilidade e Letramento Científico. Escola de Ensino Fundamental Vereador José Pires de Freitas (JPF).

Resumo

Este ensaio tem como fim abonar os principais “projetos, ações e estratégias de sustentabilidade e letramento científico na Escola Vereador José Pires de Freitas em Vila Serragem, Ocara-Ceará”. O trabalho em evidência foi produzido com a colaboração e participação dos alunos do Ensino Fundamental II membros da Comissão COM-VIDA/Agenda 21 e Projeto PIpC. Assim, o método vislumbrado foi o fenomenológico-hermenêutico que consiste no reconhecimento das categorias professor-aluno como peremptório no processo de construção do conhecimento. Assim, o referencial teórico utilizado na constituição desse ensaio foi o bibliográfico com o auxílio da abordagem empírica. Como resultado do trabalho fica em destaque a apresentação das práticas educativas de sustentabilidade e letramento científico na Escola em alusão.  Essas práticas representam um indispensável recurso metodológico de formação e construção do conhecimento no campo da sustentabilidade e do letramento científico na Escola de Ensino Fundamental Vereador José Pires de Freitas.

 

 

 

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Biografia do Autor

  • LISIMÉRE CORDEIRO DO VALE XAVIER CORDEIRO DO VALE XAVIER, SEDUC

    PERFIL

    Doutorado em Educação - Faculdade de Educação - FACED -  Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestra em Planejamento e Políicas Públicas, Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Metodologia do Ensino (UECE); Graduada em Pedagogia (UECE);   Graduada em  Letras (UECE). Professora da Rede Pública Municipal e Estadual do Estado do Ceará. Experiência de Ensino em Graduação e Pós-graduação UFC e IES

  • Izaurita Francisca de Araújo Souza Francisca Souza, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VEREADOR JOSÉ PIERES DE FREITAS

    Especialista em Coordenação e Gestão Escolar pela Faculdade Kurius (FAK); Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Graduando em Bacharelado em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá. Professora da Rede Pública de Ensino Municipal e Coordenadora da Comissão COM-VIDA e Agenda 21.

  • Adriano Alexandrino Aquino Alexandrino Aquino, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VEREADOR JOSÉ PIERES DE FREITAS

    Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar (UVA). Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e orientação pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB). Graduado em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2010). Graduado em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2018). Complementação em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA).

     

Referências

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Publicado

26/04/2021

Como Citar

SUSTENTABILIDADE E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA ESCOLA VEREADOR JOSÉ PIRES DE FREITAS EM VILA SERRAGEM, OCARA-CEARÁ. (2021). Revista Docentes, 6(14), 67-76. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/218