O CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA

ESPAÇO DE DEBATE E REFLEXÃO

Autores

  • Emanuelle Beserra de Oliveira UFC

Palavras-chave:

Cinema. Filosofia. Formação. Antifilme.

Resumo

Sem dúvida o cinema possui um potencial formador, a imersão em determinadas obras fílmicas são capazes através da imaginação, despertar a reflexão. No entanto, teria todos os filmes essa capacidade formativa? Pensar o cinema com capacidade formativa, capaz de atuar na reeducação dos sentidos do público que o recepciona é pensar uma linguagem cinematográfica que apesar de inserida nos parâmetros da indústria cultural resiste a esse processo nivelador que massifica a arte. A esta resistência ou negação da determinação do mercado, Theodor Adorno atribuiu o termo antifilme. Os cineastas que se voltaram contra as regras de domínio da indústria do cinema, surgiram cada um com o seu antifílmico, depositando em suas produções um pouco dessa capacidade formativa. E será através da negação aos moldes industriais que se o caminho de possibilidades para o cinema se tornar um agente emancipador se consolidará ao proporcionar espaços de debate e reflexão acerca do conteúdo visto.

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Referências

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Publicado

23/12/2019

Como Citar

O CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA: ESPAÇO DE DEBATE E REFLEXÃO. (2019). Revista Docentes, 4(10). https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/208