O diferente olhar da Filosofia a respeito do cinema:

relato de experiência sobre o projeto Café com Humanas na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra

Autores

  • José Aldo Camurça SEDUC

Palavras-chave:

Escola., Cinema, Filosofia

Resumo

O artigo pretende analisar as diferentes maneiras de caracterização da filosofia do cinema. Para tal empreitada pretende-se apresentar alguns exemplos de estudos que podem pertencer a esse corpo teórico. De um lado, conceber a possibilidade de uma filosofia do cinema ocorre quando o filósofo se ocupa com o cinema em seu pensamento. Por outro lado, os autores das teorias do cinema, ainda que não sejam filósofos stricto sensu, podem oferecer asserções sobre o cinema de caráter filosófico. Ainda assim, o caráter filosófico é público e notório na sétima arte. O lado lúdico atrelado ao aspecto imagético tentam traduzir o aspecto estético do filosofar através dos filmes. Não por acaso a utilização do cinema na realidade escolar. Por fim, o texto oferece o exemplo de utilização do recurso do cinema como ferramenta pedagógica na escola de ensino média Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADORNO, Theodor. Transparencies on film. In: ______. The Culture Industry: selected essays on mass culture. London: Routledge, 2001, cap. 7, p. 178-86.
______.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
BAUDELAIRE, Charles. A Modernidade de Baudelaire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
BAZIN, André. Teatro e cinema. In: ______. O Cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991, cap. 10, p. 123-65.
BELLOUR, Raymond. Pensar, contar: o cinema de Gilles Deleuze. In: RAMOS, Fernão (Org.). Teoria Contemporânea do Cinema. São Paulo: Senac, 2005, 1 v, p.233-52.
BENJAMIN, Walter. El narrador. In: ______. Para una crítica de la violencia y otros ensayos: iluminaciones IV. Madrid: Taurus, 1991, p. 111-134.
BORDWELL, David. O cinema clássico holywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão (Org.). Teoria Contemporânea do Cinema. São Paulo: Senac, 2005, 2 v, p. 277-302.
CABRERA, Julio. O Cinema Pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
COSTA, Flávia Cesarino. O Primeiro Cinema: espetáculo, narração, domesticação. São Paulo: Scritta, 1995.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
______. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. São Paulo: Papirus, 2003.
GUATTARI, Félix. O divã do pobre. In: BARTHES, Roland et al. Psicanálise e cinema. Lisboa: Relógio d’Água, 1984.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.
MASCARELLO, Fernando. Cinema hollywoodiano contemporâneo. In: ______ (Org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2008, cap. 13, p. 333-60.
MAUERHOFER, Hugo. A psicologia da experiência cinematográfica. In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. São Paulo, Edições Graal: 2003, p. 375-80.
MUNSTERBERG, Hugo. The Film: a psychological study. New York: Dover Publications, 2004.
ORTEGA Y GASSET, José. A Desumanização da Arte. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
RAMOS, Fernão (Org.). História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2006.
XAVIER, Ismail. O Olhar e a Cena: melodrama, Hollywood, cinema novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

23/12/2019

Edição

Seção

Relato de experiência