ENTRE A DÍVIDA E A GUERRA: IMPACTOS DA SOCIEDADE DE CONTROLE NEOLIBERAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Empresa, Mercado, Guerra, Dívida, EducaçãoResumo
O presente artigo busca analisar os impactos da sociedade de controle neoliberal no campo da educação. Para tanto, baseia-se no marco referencial teórico do pensamento pós-estruturalista, mais especificamente de cunho neonietzscheano, elaborado por pensadores tais como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Além disso, foram contempladas as contribuições teóricas de autores ainda vivos que sofreram forte influência dos filósofos supracitados e que, em alguma medida, atualizam criativamente seus conceitos: Christian Laval, Pierre Dardot, Maurizio Lazzarato e Éric Alliez. Também se estabelece um diálogo com professores e pesquisadores brasileiros contemporâneos que, de alguma forma, contribuem para o tema. Por fim, foram utilizados os conceitos de empresa, mercado, guerra, dívida e educação como analisadores do problema em questão.
Downloads
Referências
ALLIEZ, Éric; LAZZARATO, Maurizio. Guerras e capital. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DELEUZE, Gilles. Controle e devir. In: Conversações. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013a. p. 213-222.
__________. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013b. p. 223-230.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. v. 5. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
FABRIS, Elí T. Henn; KLEIN, Rejane (organizadoras). Inclusão e biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
FOUCAULT, Michel. As técnicas de si. In: Ditos e escritos IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. p. 264-296.
__________. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
__________. História da sexualidade 1. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
__________. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
__________. Vigiar e punir. 41. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GALLO, Silvio. Governamentalidade democrática e o ensino de filosofia no Brasil. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 48-65, jan./abr. 2012.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
LAZZARATO, Maurizio. O governo do homem endividado. São Paulo: n-1 edições, 2017.
NEGRI, Antonio; GUATTARI, Félix. As verdades nômades: por novos espaços de liberdade. São Paulo: Autonomia Literária e Editora Politeia, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SAAD FILHO, Alfredo; MORAIS, Lecio. Brasil: neoliberalismo versus democracia. São Paulo: Boitempo, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).