ENTRE A DÍVIDA E A GUERRA: IMPACTOS DA SOCIEDADE DE CONTROLE NEOLIBERAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Empresa, Mercado, Guerra, Dívida, EducaçãoResumo
O presente artigo busca analisar os impactos da sociedade de controle neoliberal no campo da educação. Para tanto, baseia-se no marco referencial teórico do pensamento pós-estruturalista, mais especificamente de cunho neonietzscheano, elaborado por pensadores tais como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Além disso, foram contempladas as contribuições teóricas de autores ainda vivos que sofreram forte influência dos filósofos supracitados e que, em alguma medida, atualizam criativamente seus conceitos: Christian Laval, Pierre Dardot, Maurizio Lazzarato e Éric Alliez. Também se estabelece um diálogo com professores e pesquisadores brasileiros contemporâneos que, de alguma forma, contribuem para o tema. Por fim, foram utilizados os conceitos de empresa, mercado, guerra, dívida e educação como analisadores do problema em questão.
Downloads
Referências
ALLIEZ, Éric; LAZZARATO, Maurizio. Guerras e capital. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DELEUZE, Gilles. Controle e devir. In: Conversações. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013a. p. 213-222.
__________. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013b. p. 223-230.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. v. 5. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
FABRIS, Elí T. Henn; KLEIN, Rejane (organizadoras). Inclusão e biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
FOUCAULT, Michel. As técnicas de si. In: Ditos e escritos IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. p. 264-296.
__________. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
__________. História da sexualidade 1. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
__________. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
__________. Vigiar e punir. 41. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GALLO, Silvio. Governamentalidade democrática e o ensino de filosofia no Brasil. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 48-65, jan./abr. 2012.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
LAZZARATO, Maurizio. O governo do homem endividado. São Paulo: n-1 edições, 2017.
NEGRI, Antonio; GUATTARI, Félix. As verdades nômades: por novos espaços de liberdade. São Paulo: Autonomia Literária e Editora Politeia, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SAAD FILHO, Alfredo; MORAIS, Lecio. Brasil: neoliberalismo versus democracia. São Paulo: Boitempo, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).