Dossiê “Consciência e cultura históricas na América Latina”
Palavras-chave:
consciência, história, culturaResumo
A Revista DoCEntes, tecnologia de divulgação e promoção de letramento científico e desenvolvimento profissional docente da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da História da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (GEDHI-UEPG), produziu um dossiê especial que demonstra a capilaridade, a preocupação social com o ensino (de História) na Educação Básica e a abrangência de diálogos entre a SEDUC-CE e os espaços formativos de professores, contendo artigos de docentes da rede básica cearense, de docentes da rede básica e do Ensino Superior de variados estados do Brasil (do Nordeste, Centro-Oeste e da região Sul), e de docentes de História da Argentina e do México, bem como uma entrevista especial com o professor E. Wayne Ross, da University of British Columbia (Canadá). O dossiê apresenta, neste sentido, artigos e resenhas escritas em português e espanhol, bem como uma entrevista traduzida para o português pelo Prof. Dr. Luis Fernando Cerri.
Neste sentido, o número 34 da revista traz a contribuição de distintas abordagens metodológicas acerca de duas categorias caras ao campo de estudos do Ensino de História e, com efeito, à Didática da História em perspectiva alemã, a saber, a consciência histórica – que segundo um dos autores de referência para estes estudos, Jörn Rüsen, se trata de uma constante universal antropológica, sobre a soma de operações mentais (experiência, interpretação, orientação, motivação e mobilização) atreladas à percepção da passagem temporal – e que é dialeticamente articulada com a cultura histórica, isto é, uma partilha coletiva das relações e saberes acerca da passagem temporal, permeados pelas diversas dimensões da cultura historicamente situada (política, moral, estética, cognitiva, religiosa, étnica, racial, gênero, sexualidade etc.).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).