O Estudo da Cinemática através do Software Desafio Ciências

Autores

  • Jurandir Rodrigues de Moraes Rodrigues Moraes Escola de Ensino Médio Joaquim Rodrigues de Lima

Resumo

A Física como uma disciplina que compõem a grade curricular do Ensino Médio tem mostrado, por parte de alguns alunos, uma desmotivação no seu processo de aprendizagem. Alguns professores, diante da problemática, buscam novas metodologias e estratégias que estejam de acordo com a realidade do aluno, como o uso das TICs, Tecnologia da Informação e Comunicação que está presente no cotidiano. Diante dessas considerações, o projeto Estudo da Cinemática, através do Software Desafio Ciência, tem o objetivo de amenizar a problemática do ensino aprendizagem, especificamente nas turmas dos primeiros anos do Ensino Médio com o intuito de diminuir a evasão e melhorar o rendimento nessa etapa. Com o uso de computadores, celulares e tablets se percebe que os alunos apresentam uma vasta experiência que se fundamenta na teoria do Ausubel na aprendizagem significativa, onde defende a importância do conhecimento prévio. O Software em estudo tem duas fases e se estrutura em forma de tabuleiro, que apresenta desafios com questões contextualizadas e fontes de ajuda em forma de áudios e blog com textos e imagens para o aluno se fundamentar. Ao acionar o dado, o personagem caracterizado por celebridade na ciência percorre as casas e ao cair nas amarelas aparecerão os desafios que vêm acompanhados de premiações, caso o estudante acerte, se errar terá um áudio com imagens esclarecendo o assunto abordado e em seguida, a punição. Esse projeto mostra ainda outros Softwares similares que estão em uso e foi constatada sua eficiência no processo ensino e aprendizagem.

Palavras chaves: Ensino de Física, Aprendizagem, Software.

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Publicado

09/05/2019

Como Citar

O Estudo da Cinemática através do Software Desafio Ciências. (2019). Revista Docentes, 4(8). https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/168