A INICIATIVA FOCO NA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS SUPERINTENDÊNCIAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA (SEFOR)
Palavras-chave:
Foco na Aprendizagem, Ensino de Matemática, Práticas de Ensino, Recomposição de Aprendizagens EssenciaisResumo
O Programa Ceará Educa Mais contribui com muitas ações fundantes frente à recomposição de aprendizagens essenciais no Estado do Ceará, as quais se destaca a iniciativa Foco na Aprendizagem, pautada nas premissas estruturantes como a Avaliação Diagnóstica (AvD), Material Didático Estruturado (MDE), as Tutorias e a realização de formações continuadas de professores/as nas esferas estadual, regional e escolar. Desse modo, o objetivo geral é de identificar práticas didático-pedagógicas do Foco na Aprendizagem que contribuem com a recomposição de aprendizagens essenciais de Matemática. A metodologia utilizada foi a Engenharia Didática, que estruturou as atividades nas fases de Análise Preliminar, Concepção e Análise a priori das situações didáticas, Experimentação e Análises a posteriori e Validação. Dentre os resultados alcançados, foram avaliadas quatro formações regionais de Matemática, no ano de 2024, objeto de estudo dessa discussão, observando o compartilhamento de Experiências Exitosas com o uso do MDE, com a utilização pedagógica da AvD via Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (SISEDU) e seus Relatórios e a realização de Oficinas com a experimentação de sequências didáticas contemplando recursos e metodologias, em que o relato de Formadores Regionais, Professores Coordenadores de Áreas (PCA) e dos 3ºanos de Matemática verificaram a recomposição de aprendizagens essenciais de Matemática no cotidiano escolar previstas em documentos norteadores da educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, conclui-se o potencial existente na formação continuada de professores/as de Matemática rumo à recomposição de conhecimentos fundantes.
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Referências
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