ASPECTOS DA LEITURA LITERÁRIA: O PAPEL DO PROFESSOR LEITOR PARA A FORMAÇÃO LEITORA DO DISCENTE
Palavras-chave:
Leitura literária, ensino de literatura, letramento literário.Resumo
Debater aspectos que envolvem a leitura literária é uma tarefa de grande relevância, considerando a importância do tema para o contexto escolar, por esta razão, buscar uma fundamentação para melhor subsidiar a nossa prática docentes e faz necessária e urgente, sobretudo porque a escola necessita oportunizar condições para que o aluno amplie seu horizonte de expectativas e desenvolva suas habilidades de leitura e repertório. Ao abordarmos assuntos relacionados a essa temática, é preciso deixar claro a importância do papel do professor nesse processo, visto que sua atuação e suas práticas farão toda a diferença no tocante ao incentivo à leitura nos alunos. Nesse contexto, este artigo busca debater questões norteadoras acerca da leitura literária e o papel do professor na formação leitora dos seus alunos e, para tanto, está ancorado nos postulados de teóricos da área, como por exemplo, Zilberman (2012), Solé (1998), Leite (2013), BNCC (2017), dentre outros. A pesquisa mostrará a necessidade de formação continuada para o professor de língua portuguesa, em seu papel de professor de literatura, bem como da sua formação pessoal como leitor, por ser este um fator decisivo para a motivação dos seus alunos.
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