UM PENSAR SOBRE EPISTEMOLOGIAS CRÍTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Ensino. Epistemologias plurais. Reflexão crítica.Resumo
Essa revisão teórica tem como eixo analítico as obras de Boaventura de Sousa Santos (Um discurso sobre as ciências), de Paulo Freire (Pedagogia da autonomia) e de bell hooks (Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade), com o objetivo de pensar a prática docente a partir de contribuições epistemológicas críticas, contra-hegemônicas. Analisa de forma sucinta o modelo global de racionalidade científica moderna (pensamento abissal) em crise e a construção de uma epistemologia do saber - dos diferentes saberes - e a implicação da pedagogia libertadora na prática docente. Dessa análise resulta a compreensão da necessidade de epistemologias críticas e plurais à prática docente reflexiva, aqui pensada como atividade formadora especificamente humana e, portanto, contextual, teórico-prática, dialógica, democrática, plural e emancipatória.
Downloads
Referências
CARNEIRO, A. S. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 78ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.32 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOOKS, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
LUDKE, M.; ANDRE. M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2008.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 9ª edição. Campinas SP; Papirus, 1997.
NÓVOA, A. Paulo Freire (1921-1997): a “inteireza” de um pedagogo utópico. In: APPLE, M. W.; Nóvoa, A. (Orgs.). Paulo Freire: Política e pedagogia. Portugal: Porto Editora, 1998, p. 167-182.
PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009, p. 23-71.
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 13ª ed. Porto: Edições Afrontamento, 2002.
SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. In: Santos, B. de S.; Meneses, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009, p. 9-20.
SANTOS, B. de S.; OLIVEIRA, J. M. V.; SÜSSEKIND, M. L. Entrevista com Boaventura de Sousa Santos para ANPEd/Brasil. Revista Brasileira de Educação. 24 (1). 2019, p. 1-12. Acesso em 21 dez. 2024. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240053
SAUL, A. M. &; SAUL, A. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em Revista. (61) 1, 2016, 19-35. Acesso em 21 dez. 2024. https://doi.org/10.1590/0104-4060.46865
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).