UM PENSAR SOBRE EPISTEMOLOGIAS CRÍTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Ensino. Epistemologias plurais. Reflexão crítica.Resumo
Essa revisão teórica tem como eixo analítico as obras de Boaventura de Sousa Santos (Um discurso sobre as ciências), de Paulo Freire (Pedagogia da autonomia) e de bell hooks (Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade), com o objetivo de pensar a prática docente a partir de contribuições epistemológicas críticas, contra-hegemônicas. Analisa de forma sucinta o modelo global de racionalidade científica moderna (pensamento abissal) em crise e a construção de uma epistemologia do saber - dos diferentes saberes - e a implicação da pedagogia libertadora na prática docente. Dessa análise resulta a compreensão da necessidade de epistemologias críticas e plurais à prática docente reflexiva, aqui pensada como atividade formadora especificamente humana e, portanto, contextual, teórico-prática, dialógica, democrática, plural e emancipatória.
Downloads
Referências
CARNEIRO, A. S. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 78ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.32 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOOKS, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
LUDKE, M.; ANDRE. M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2008.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 9ª edição. Campinas SP; Papirus, 1997.
NÓVOA, A. Paulo Freire (1921-1997): a “inteireza” de um pedagogo utópico. In: APPLE, M. W.; Nóvoa, A. (Orgs.). Paulo Freire: Política e pedagogia. Portugal: Porto Editora, 1998, p. 167-182.
PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009, p. 23-71.
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 13ª ed. Porto: Edições Afrontamento, 2002.
SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. In: Santos, B. de S.; Meneses, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009, p. 9-20.
SANTOS, B. de S.; OLIVEIRA, J. M. V.; SÜSSEKIND, M. L. Entrevista com Boaventura de Sousa Santos para ANPEd/Brasil. Revista Brasileira de Educação. 24 (1). 2019, p. 1-12. Acesso em 21 dez. 2024. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240053
SAUL, A. M. &; SAUL, A. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em Revista. (61) 1, 2016, 19-35. Acesso em 21 dez. 2024. https://doi.org/10.1590/0104-4060.46865
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).