CARTAS FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA:
uma experiência de Ensino de Filosofia no Ensino Médio
Palavras-chave:
Epicuro, Aristóteles, cartas filosóficas, amizade, felicidadeResumo
O presente artigo visa discutir uma experiência filosófica feita em sala de aula com alunos do Ensino Médio, onde eles propuseram-se escrever cartas a partir de textos de filósofos antigos, a saber: Aristóteles que discute em seu livro Ética a Nicômaco a questão da verdadeira amizade, assim como Epicuro que em sua carta a Meneceu discute a questão da verdadeira felicidade. O contato com o texto dos filósofos proporcionou um estudo de leitura, interpretação e aprendizagem a partir de conceitos filosóficos, tais como eudaimonia, prazeres, amizade, justiça, morte, dentre outros, assim como, proporcionou aos alunos refletirem sobre a própria existência a partir do momento que foram instigados a escreverem cartas para seus colegas de sala. Assim, a filosofia não ficou estática em sua história mas ganhou vivacidade a partir do momento que os alunos colocaram a mão na massa, ao produzirem as cartas filosóficas.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. O uso de inteligência artificial para a geração automatizada de textos acadêmicos: Plágio ou meta-autoria? Logeion: Filosofia da Informação, v. 3, n 1, 2016, p. 89-107. Disponível em: https://dx.doi.org/10.21728/logeion.2016v3n1.p89-107.Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/3012. Acesso em: 09 out. 2024.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Coleção: Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Gama Kury. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1998
CUNHA, J. A. (org) Filosofia para criança: orientação pedagógica para educação infantil e ensino fundamental. Campinas: Editora Alínea, 2008.
Epicuro. Carta a Meneceu. (Álvaro Lorencini, Enzo Del Carratore). São Paulo:
UNESP, 1997.
GASPARIN, J. L. Uma Didática Para a Pedagogia Histórico-Crítica: 5. ed. rev. Campinas: Autores Associados. 2013.
LARA, Renata de Oliveira. A Amizade na ética a Nicômaco, 2009, 92p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) UECE. Fortaleza: 2009.
MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
ORTEGA, Francisco. Genealogias da amizade. São Paulo:Editora Iluminuras Ltda, 2002.
RICKEN, Friedo. O bem viver em comunidade: a vida boa segundo Platão e Aristóteles.Trad.Inês Antônia Lohbauer.São Paulo: Edições Loyola, 2008
TAGNIN, F. Computação 1 a 1: o desafio de guiar os nativos digitais. Blog de Educação digital da Intel. Disponível em: http://blogs.intel.com/educacaodigital/2008/07/computacao_1_a_1_o_desafio_de_guiar_os_nativos_digitais.php Acessado em out. 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).