Experiência de ensino em história e cultura afro-indígena nas escolas da CREDE 15 - Inhamuns

Experiência de ensino em história e cultura afro-indígena nas escolas da CREDE 15 - Inhamuns

Autores

  • Maria Sônia Quinino SEDUC/CREDE15

Palavras-chave:

História. Cultura Afro-indígena. Escolas.

Resumo

Este artigo trata sobre o Projeto História e Cultura Afro-indígena dos Inhamuns desenvolvido pela CREDE 15 nas escolas de Ensino Médio sob sua jurisdição, a partir de uma formação realizada pela SEDUC-CE no ano de 2015. Neste sentido, o artigo apresenta as atividades realizadas com o desenvolvimento do projeto e traz a experiência exitosa de quatro(4) escolas que aderiram à proposta no âmbito de suas atividades pedagógicas. Trabalhar esse tema justifica-se na histórica trajetória de negação presente no imaginário social brasileiro no tocante à história e à cultura dos povos indígenas e africanos. O objetivo basilar do projeto desenvolvimento na CREDE 15 é difundir a temática nas escolas de modo que atividades pedagógicas contínuas aconteçam envolvendo a temática afro-indígena, superando a ideia de um trabalho pontual ou esporádico que não está contemplado na proposta curricular das escolas transversalmente. Para a difusão das ideias do projeto foi criado um Grupo de Trabalho (GT) com membros das escolas estaduais (professores de áreas diversas), coordenadores, técnicos da CREDE e das secretarias municipais de educação dos cinco municípios que compõem a CREDE 15. Serão relatadas nesse artigo as ações ocorridas na CREDE 15 e nas escolas a partir do ano de 2016 até os dias atuais (melhorarei a partir dos dados do projeto e do referencial teórico).

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Publicado

19/12/2018

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

Experiência de ensino em história e cultura afro-indígena nas escolas da CREDE 15 - Inhamuns: Experiência de ensino em história e cultura afro-indígena nas escolas da CREDE 15 - Inhamuns. (2018). Revista Docentes, 3(7). https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/140