PIBID E MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA: uma articulação possível e necessária
Palavras-chave:
Pibid, Mestrado Profissional, FilosofiaResumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2010 (Decreto 7.219/10)
e regulamentado no ano de 2013 (Portaria 096/13), é um dos mais importantes programas de incentivo e
formação de futuros docentes. O programa funciona como uma ação educativa e formativa para licenciandos
de diversas áreas, permitindo uma visão panorâmica da vida escolar e do processo de ensino-aprendizagem
como um todo. Uma das especificidades do PIBID é promover a formação do licenciando em um contato
mais próximo da escola, além da criação e execução de projetos, possibilitando uma experiência mais ampla
dos licenciandos na disciplina. O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), implementado em 2017, tem
como uma de suas exigências para o mestrando a elaboração de um trabalho de pesquisa que seja o resultado
de um processo planejado e efetivado no contexto da prática docente, uma forma de promover a resolução
de problemas através de um processo ativo. Este artigo visa pensar a possibilidade de articulação entre PIBID
e PROF-FILO como forma de otimizar ambas propostas a partir do primeiro possibilitando o licenciando a criar
projetos e iniciar a experiência de sua formação, de tal forma que estes sejam amadurecidos e reavaliados
de forma reflexiva no Mestrado Profissional. Nesse sentido, essa discussão tem, por fim, uma contribuição
para aprimorar estes projetos enfatizando a relevância do PIBID para uma melhor compreensão dos aspectos
específicos da construção do produto educacional, tal como se apresenta no Mestrado Profissional.pagar a
trajetória artísticas e estética de muitos personagens Surdos da história da humanidade
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Referências
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