DA EVASÃO À EXPRESSÃO: o projeto recreio das artes na escola

  • Cícera Santana Belém Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará
  • Edmilson dos Santos
  • Tiago Cartaxo de Lucena
Palavras-chave: Arte e Educação. Evasão. Transdisciplinar. Permanência escolar

Resumo

O projeto Recreio das Artes é uma iniciativa inovadora realizada na Escola de Ensino Médio Monsenhor Antônio Feitosa, que visa à integração da arte na educação como forma de estimular a permanência escolar e aprimorar a aprendizagem dos alunos. O projeto fundamenta-se em uma sólida revisão literária que destaca a importância da arte na educação e seus benefícios cognitivos, emocionais e sociais. O projeto tem como objetivo principal reduzir a evasão escolar, proporcionando um ambiente mais atraente e engajador para os estudantes. Além disso, busca promover a integração da arte na educação, incentivando a criatividade, expressão e colaboração dos discentes. A metodologia do projeto Recreio das Artes se baseia em uma abordagem transdisciplinar, envolvendo educadores de diversas disciplinas na criação de atividades artísticas e culturais. A revisão literária fundamenta o projeto, destacando autores como Paulo Freire, Elliott Eisner e Ana Mae Barbosa, que defendem a importância da arte na educação para o desenvolvimento integral dos alunos. Os resultados do projeto Recreio das Artes têm sido promissores. A redução da evasão escolar é outro resultado positivo, sugerindo que a arte na educação pode ser um fator motivador para a permanência dos alunos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1988.

BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

CUNHA, Maria Isabel da Silva. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 2009.

DEWEY, John. Art as experience. New York: Perigee, 1934.

EISNER, Elliot W. The arts and the creation of mind. New Haven, CT: Yale University Press, 2002.

EISNER, Elliot W. Arte e alfabetização visual. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GARDNER, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, 1983.

VYGOTSKY, Lev S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Ática, 1998.
Publicado
27/08/2024