PROJETO UM OLHAR PODE SER REVOLUCIONÁRIO;
observe os sinais!
Palavras-chave:
Pós-pandemia; Saúde mental; Transtornos; Pesquisa.Resumo
O projeto UM OLHAR PODE SER REVOLUCIONÁRIO; OBSERVE OS SINAIS! está sendo realizado, desde 2021, por estudantes da EEEP Professor José Osmar Plácido da Silva, no município de Barro-Ceará. Em 2022, o projeto ganhou mais dimensão, criando conexões nas redes sociais com a comunidade. Tem-se por finalidade, agir diante das dificuldades que os alunos apresentam em lidar com os casos de ansiedade e depressão no cenário pós-pandêmico mundial. A pesquisa tem como objetivo principal analisar ações que pudessem ajudar no tratamento destes transtornos. A metodologia é qualitativa, quantitativa e pode ser considerada uma pesquisa-ação, pois o projeto buscou oferecer através de parcerias, atendimento presencial em saúde mental gratuito para toda a comunidade escolar, além de atendimento online gratuito para pessoas que não estão inseridas no contexto escolar. Para alcançar os objetivos, foram realizados encontros, propiciando que professores e alunos pudessem discutir as ações do projeto, bem como o desenvolvimento de um site (desabafeaquijops.weebly.com) e um Instagram (@projeto.científico_jops) para divulgação de informações, além de marcação de atendimento individualizado (escuta). Utilizamos como referencial teórico os autores Gil (2002); Solomon (2000), Pessoa (1982) e Thiollent (2002). Com a pesquisa, foi possível criar habilidades de interação e de informação no combate aos transtornos socioemocionais.
Downloads
Referências
GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Mapeamento aponta que 70% dos estudantes de SP relatam sintomas de depressão e ansiedade. São Paulo, 2022.
PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
SOLOMON, Andre. O demônio do meio-dia: Uma anatomia da depressão. Tradução de Myriam Campello – 2° edição. São Paulo: Companhia das letras, 2014.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1994.
Site criado:
desabafeaquijops.weebly.com
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).