PERCUSSOS PERCUSSOS FORMATIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este estudo aborda a realidade e o desejável no estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura em educação física. Seu objetivo consiste em investigar como ocorre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura em educação física. Para tanto, optamos pela metodologia de natureza qualitativa, de caráter exploratório. A pesquisa foi realizado entre os dias a 03 a 30 de maio de 2021, em universidades pú- blicas e privadas da cidade de Fortaleza-CE. Foi aplicado um questionário em seis docentes, elaborado no Google Forms. A análise de dados foi realizada através da interpretação e descrição das falas dos sujeitos da pesquisa à luz das ideias de Pimenta e Lima (2017) e Zabalza (2014), que evidenciaram a necessidade de revi- são da proposta curricular do curso, sobretudo, no âmbito do estágio curricular supervisionado, voltado para a instrumentalização da práxis docente, incorporando, assim, a postura de um professor pesquisador.
Downloads
Referências
GIL. A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S/A. 2007.
GONÇALVES, N. K. R.; AVELINO, W. F. Estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia da CO- VID-19. Boca - Boletim de Conjuntura, Boa Vista, ano ll, v. 4, n. 10, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/ boca/article/view/AvelinoGoncalves/3110. Acesso em: 12 jul. 2020.
KONDRASHOVA, L. V. et al. Desenvolvimento do potencial criativo de futuros professores: estratégia para me- lhorar a qualidade do ensino superior pedagógico. Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n.3,p. 1-15, set./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3292/2918. Acesso em: 26 jul. 2021.
LIMA, M. S. L. et al. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. 4. ed. Fortaleza:
Edições Demócrito Rocha, 2004.
LIMA, I. S. M. S.; ANDRADE, A. I.; COSTA, N. M. V. N. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 3-26, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448/1896. Acesso em: 12 jul. 2021.
MOURA, Diego Luz. Pesquisa qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021.
PELOZO, Rita de Cássia Borguetti. Prática de ensino e o estágio supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, ano V, n. 10, jul. 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/apratestagio- superv.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.
PEREIRA, C. A. H. et al. Educação física: da ciência à docência. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6108. Acesso em: 12 jul. 2021.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Os (des)caminhos das políticas de formação de professores – o caso dos estágios supervisionados e o programa de iniciação à docência: duas faces da mesma moeda? 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro de 2017 – UFMA, São Luís. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/ default/files/resources/programacao/sessoes_38anped_2017_3_politicas_educacionais_em_disputa_ima_ garrido_socorro.pdf. Acesso em: 08 jul. 2021.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. Colaboração: Erika Barroso Dauanny, Elisângela André da Silva Costa. Revisão técnica José Cerchi Fusari. São Paulo: Cortez, 2018.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005/2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acessado em: 08/07/2021.
SILVA,K. F. M.; CORRÊA,C. P. Q. Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia. Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n.13,p. 59-78,jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redu- for/article/view/1468/1902. Acesso em: 26 jul. 2021.
VÁSQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1968.
ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.