AS CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE: a formação de professoras alfabetizadoras em contexto escolar
Resumo
Este resumo discorre sobre a participação de professoras alfabetizadoras em um projeto de extensão realiza-
do em contexto escolar. O referido curso ocorreu no período de 2022-2023 em parceria com a Universidade
Estadual do Ceará. Assim, questiona-se: quais as contribuições do referido projeto de extensão para a prática
pedagógica de professoras participantes do projeto? Qual a percepção das docentes sobre o papel da teoria
na prática pedagógica? Para que possamos responder aos problemas em questão, o estudo tem como objeti-
vo analisar as contribuições do projeto de extensão “Construindo práticas de alfabetização e letramento: uma
proposta de formação docente desenvolvida no ambiente de escola pública” à prática pedagógica de profes-
soras participantes do projeto. O estudo é um relato de experiência de professoras alfabetizadoras de turmas
do 1o e 2o ano do ensino fundamental anos iniciais em uma escola pública municipal de Fortaleza. Utilizou-se
como instrumento para a coleta de dados um questionário respondido pelas professoras e o diário de campo
fornecido às docentes para que elas pudessem registrar suas percepções sobre o curso. Para dialogar com os
dados coletados no presente estudo, recorreu-se a autores que discorrem sobre alfabetização e letramento,
como Magda Soares (2022) e Colello (2021), e sobre formação do professor reflexivo, como Zeichner (2013).
Os resultados da pesquisa apontam que o curso tornou-se ambiente profícuo a estudos, diálogos e reflexões
entre os pares e o reconhecimento desses aspectos como condição essencial à formação docente. Ao revisitar
os pressupostos teóricos sobre alfabetização e letramento, (in)conscientemente fomos convidadas a repensar
nossas práticas. Revisitar as teorias da alfabetização e letramento favoreceu a fundamentação teórica das
práticas das docentes participantes, assim a formação se constituiu em espaço de reflexão e mudança das
práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
guagens e Letramentos. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/
artigo/visualizar/91975. Acesso em: 29 out. 2023.
COLELLO, Silvia de Mattos Gasparim. Alfabetização: o quê, por quê e como. São Paulo: Summus, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,
2004.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
TEIXEIRA, Liziana Arâmbula; SILVA, Thaise da. Programas de Formação de Professores Alfabetizadores: do
PROFA à Política Nacional de Alfabetização – PNA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p.
665–679, 2021. DOI: 10.14393/REPODv10n2a2021-60397
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: