ESCOLA DE ANNALES, INTERDISCIPLINARIDADE E HISTÓRIA DAS MENTALIDADES: caminhos que possibilitam pesquisas sobre história das mulheres
CAMINHOS QUE POSSIBILITAM PESQUISAS SOBRE HISTÓRIA DAS MULHERES
Palavras-chave:
HISTÓRIA DAS MULHERES, ESCOLA DE ANNALES, INTERDISCIPLINARIDADEResumo
O presente artigo tem por objetivo investigar a relação entre o movimento historiográfico da Escola de Annales em todas as suas fases com a História das Mulheres por entender que tal acontecimento possibilitou, ao longo do tempo o surgimento e a aceitação acadêmica de novas fontes de pesquisa. Para tanto, foi feito levantamento referencial cuidadoso com grandes especialistas na referida Escola como o historiador Peter Burke em seu livro intitulado A Escola dos Annales (1929-1989), assim como pesquisadores que fizeram parte da Escola como Jackes Le Goff e Michelle Perrot. O texto que aqui se afigura faz parte de uma pesquisa maior que investiga o uso das redes sociais pelo movimento cyberfeminista de modo que compreender como a história das mulheres se fez interesse acadêmico é um dos seus eixos. Como resultado inicial da pesquisa, é possível inferir que as novas fontes apontadas pela terceira geração dos Annales influenciou pesquisas sobre história das mulheres na França e anos depois em outros países como o Brasil.
Downloads
Referências
BURGUIÈRE, André. Antropologia Histórica. In: __. (org.) Nova História em Perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.140- 153
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo. Fundação Editora da UNESP, 1997.
DOSSE, François. A história em migalhas: dos “Annales” à “Nova História”. São
LE GOFF, Jacques. A História Nova. In: LE GOFF, Jacques. A história nova. 4 ed. São Paulo. Martins Fontes, 1998.
___. As mentalidades: uma história ambígua. In: LE GOFF, Jacques. História: novos objetos. Rio de Janeiro. Francisco Alves, 1976.
___. Prefácio a nova edição. In: LE GOFF, Jacques. A História Nova. 4 ed. São Paulo. Martins Fontes, 1998.
LEVI, Giovanni. O Trabalho do Historiador: Pesquisar, Resumir, Comunicar. In Revista Tempo, vol. 20 – 2014:1-20.
MATOS, Júlia S. Da Escola Dos Annales à História Nova: Propostas para uma Leitura Teórica. In: Revista Expedições: Teoria da História & Historiografia V. 4, N.1, Janeiro-Julho de 2013 Vol. 20. Rio Grande. Editora da FURG, 2006, pp. 69-88.
TEDESCHI, Losandro Antonio. Alguns Apontamentos sobre História Oral, Gênero e História das Mulheres. Dourados: UFGD, 2014.
VAINFAS, Ronaldo. História das mentalidades e História cultural. In: CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História. 7 ed. Rio de Janeiro. CAMPUS, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).