CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS PARA APRENDIZES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica complexa que impacta o funcionamento e o desenvolvimento das habilidades de interação social e comunicação nos indivíduos. Não é considerado uma patologia, portanto, não requer cura, mas necessita de acompanhamento por equipe multifuncional, ou seja, diferentes profissionais que devem estar em constante diálogo com aprendiz, familiares e escola de forma a encontrar eficazes estratégias de ensino-aprendizagem. O presente artigo descreve as contribuições dos jogos digitais, com o intuito de multiplicar conhecimentos para a comunidade acadêmica e profissional, especificamente para estudantes no espectro autista. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa-descritiva em periódicos e livros. Os achados apontam que os jogos digitais podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo da criança, melhorando habilidades como resolução de problemas do dia a dia, linguagem verbal, não verbal, memória, atenção, raciocínio lógico e habilidades matemáticas, memória de trabalho além de habilidades motoras, tais como lateralidade, percepção visual, coordenação motora fina, contribuindo para mudanças comportamentais, inclusão social e diversão. Conclui-se que o uso de jogos digitais é recomendado, contudo requer acompanhamento de equipe multidisciplinar e cautela quanto ao excesso de telas depen-
dendo do nível de suporte da criança.
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