ESCRITAS (AUTO)BIOGRÁFICAS:uso do letramento no pertencimento racial de estudantes do ensino médio

USO DO LETRAMENTO NO PERTENCIMENTO RACIAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Letramento Racial. Estudos Raciais. Autobiografia.

Resumo

A prática de letramento racial crítico para a formação das identidades etnorraciais é o objeto desse artigo, tendo
como objetivo compreender as contribuições do letramento racial crítico e das narrativas (auto)biográficas para o pertencimento étnico-racial das/os jovens participantes do grupo etnicoleituras. presente pesquisa foi efetivada no contexto da pandemia de covid-19, na modalidade remota online, e teve como finalidade analisar por meio das narrativas (auto)biográficas a compreensão dos jovens participantes do grupo etnicoleituras, sobre as questões étnico-raciais e o desenvolvimento do letramento racial crítico. Os sujeitos da pesquisa foram jovens estudantes do ensino médio, da região metropolitana de Fortaleza. A metodologia utilizada nessa pesquisa é a de narrativa (auto)biográfica, na qual são analisados os discursos e trajetórias de vida dos participantes do grupo etnicoleituras.

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Publicado

22/05/2024

Como Citar

ESCRITAS (AUTO)BIOGRÁFICAS:uso do letramento no pertencimento racial de estudantes do ensino médio: USO DO LETRAMENTO NO PERTENCIMENTO RACIAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. (2024). Revista Docentes, 9(27), 108-114. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1224