ESCRITAS (AUTO)BIOGRÁFICAS:uso do letramento no pertencimento racial de estudantes do ensino médio
USO DO LETRAMENTO NO PERTENCIMENTO RACIAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A prática de letramento racial crítico para a formação das identidades etnorraciais é o objeto desse artigo, tendo
como objetivo compreender as contribuições do letramento racial crítico e das narrativas (auto)biográficas para o pertencimento étnico-racial das/os jovens participantes do grupo etnicoleituras. presente pesquisa foi efetivada no contexto da pandemia de covid-19, na modalidade remota online, e teve como finalidade analisar por meio das narrativas (auto)biográficas a compreensão dos jovens participantes do grupo etnicoleituras, sobre as questões étnico-raciais e o desenvolvimento do letramento racial crítico. Os sujeitos da pesquisa foram jovens estudantes do ensino médio, da região metropolitana de Fortaleza. A metodologia utilizada nessa pesquisa é a de narrativa (auto)biográfica, na qual são analisados os discursos e trajetórias de vida dos participantes do grupo etnicoleituras.