PASSADO E PRESENTE DAS IDEIAS E FILOSOFIA EDUCACIONAL DE ANÍSIO TEIXEIRA
Resumo
Este artigo busca evidenciar a importância do pensamento educacional de Anísio Teixeira, focando na sua filosofia educacional, relevância e atualidade do pensamento anisiano na história educacional brasileira, a partir de uma pesquisa bibliográfica de obras do próprio autor, de seus comentaristas renomados e de pesquisas atuais. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com metodologia baseada no cotejamento crítico de fontes bibliográficas, como artigos acadêmicos e capítulos de livros. Esta abordagem na área da educação, em especial da história da educação no Brasil, acentua a busca por análises que dê relevo mais aos aspectos qualitativos das fontes e não tanto a quantificação das informações. Para tanto foram selecionadas algumas obras de Anísio Teixeira, a partir do critério de relação com o objetivo da pesquisa e igualmente de alguns de seus comentaristas ou pesquisas afins. Em síntese, as etapas foram a seleção de fontes, leitura crítica, síntese e organização, desenvolvimento do artigo e revisão. É possível perceber que Anísio propõe questões de atualidade concreta, que se estendem não apenas para o campo educacional, mas para a sociedade como um todo. A educação centrada no aluno, inclusiva e adaptável é um desafio sentido por todos aqueles que se propõem a estar em uma sala de aula, auxiliando crianças, adolescentes e adultos no processo de construção
de um conhecimento consistente.
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