ESCOLAS FECHADAS, ABISMOS APROFUNDADOS: a gestão da educação cearense na pandemia da COVID-19

Palavras-chave: Escola, Gestão, Pandemia

Resumo

Epidemias e adoecimentos marcaram a trajetória do povo cearense. Mas, no século XXI, com o avanço da medicina e das ciências, imaginava-se que esse flagelo tinha ficado para trás. A pandemia da Covid-19 mudouesta realidade e afetou o Ceará de uma maneira muito contundente em diversos setores, entre eles a educação. Este artigo faz parte da minha tese que está em elaboração e se propõe a analisar as estratégias utilizadas pelo governo cearense no campo educacional para enfrentar a pandemia no campo da educação. Para efetuar
tal análise, foi feita uma revisão bibliográfica acerca da temática. Como conclusão, percebemos que, apesar de ter sido uma grande voz opositora ao Executivo, o governo cearense acabou adotando o Ensino Remoto Emergencial sem levar em conta a realidade de grande exclusão digital existente no Ceará. Ademais, o Estado conta com uma emissora pública de TV que poderia ter sido utilizada como ferramenta pedagógica.

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Biografia do Autor

Celina Paiva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e jornalista da instituição. E-mail: celinalinharespaiva@gmail.com

 

Gisafran Nazareno Mota Jucá, Universidade Federal do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Pós-doutorado em História Urbana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: gisafranjuca@gmail.com

Referências

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Publicado
22/05/2024