ESCOLAS FECHADAS, ABISMOS APROFUNDADOS: a gestão da educação cearense na pandemia da COVID-19
Resumo
Epidemias e adoecimentos marcaram a trajetória do povo cearense. Mas, no século XXI, com o avanço da medicina e das ciências, imaginava-se que esse flagelo tinha ficado para trás. A pandemia da Covid-19 mudouesta realidade e afetou o Ceará de uma maneira muito contundente em diversos setores, entre eles a educação. Este artigo faz parte da minha tese que está em elaboração e se propõe a analisar as estratégias utilizadas pelo governo cearense no campo educacional para enfrentar a pandemia no campo da educação. Para efetuar
tal análise, foi feita uma revisão bibliográfica acerca da temática. Como conclusão, percebemos que, apesar de ter sido uma grande voz opositora ao Executivo, o governo cearense acabou adotando o Ensino Remoto Emergencial sem levar em conta a realidade de grande exclusão digital existente no Ceará. Ademais, o Estado conta com uma emissora pública de TV que poderia ter sido utilizada como ferramenta pedagógica.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
DIÓGENES, E. M. N.; ARAUJO, B. R. T. A reforma educacional cearense na década de 1990 no contexto da reforma do estado brasileiro / The educational reform in cearense in the 1990 decade in the context of the reform of the brazilian state. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 28615–28633, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n5-345. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10225.
Acesso em: 7 jun. 2023.
PEREZ, C. et al.. Os sentidos das lives no contexto da pandemia: do escapismo e da filantropia às lógicas identitárias. Galáxia (São Paulo), v. 47, p. e55576, 2022
SANTANA, Maria Moreira Leite de Santana(org.) et al. Educação do Ceará em Tempos de Pandemia. Fortaleza, SEDUC: EdUECE, 2021.
VIEIRA, S. L.; PLANK, D. N.; VIDAL, E. M.. Política Educacional no Ceará: processos estratégicos. Educação & Realidade, v. 44, n. 4, p. e87353, 2019.