DISCUSSÃO E APLICAÇÃO DE CONCEITOS TERMODINÂMICOS NO ENSINO MÉDIO:
relato de uma experiência docente dialógica e contextualizada
Palavras-chave:
Intervenções Pedagógicas, Ensino Médio, Termodinâmica, Propagação de calor, Dilatação térmicaResumo
O objetivo desta pesquisa foi apresentar em forma de relatos de experiência duas intervenções de Física, a partir de conteúdos da área da Termodinâmica. A intervenção 1 buscou conhecer os processos de propagação de calor (condução, convecção e irradiação) a partir da utilização de alguns experimentos físicos, além de como se formam os furacões e os impactos causados pelo furacão Irma. A intervenção 2 buscou promover os conhecimentos de dilatação térmica (linear, superficial e volumétrica) e sua presença no cotidiano. As intervenções pedagógicas foram realizadas na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorin (EECAM), localizada no município de Caicó/RN. Foram aplicadas em uma turma de alunos do 2º Ano de Ensino Médio. As abordagens didático-pedagógicas foram desenvolvidas tendo o aluno como sujeito protagonista de seu próprio conhecimento científico. Mantendo, sempre, contato com o cotidiano do aluno para dentro da sala de aula, o que tornou o processo de ensino e aprendizagem rico e motivador.
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Referências
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