ENGENHEIROS DO BRINCAR: CONSTRUINDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Educação. Sustentabilidade. Brincadeira.Resumo
O projeto "Engenheiros do Brincar" visa promover a sustentabilidade e o bem-estar através da educação e da brincadeira na comunidade. A iniciativa envolve crianças em atividades que exploram os conhecimentos e hábitos saudáveis dos povos originários, utilizando o tupi como linguagem e integrando diversas disciplinas como Língua Portuguesa, Ciências e Arte. Em parceria com a comunidade escolar, os alunos desenvolvem um projeto para criar um espaço de brincadeiras sustentável. A primeira etapa inclui pesquisas, estudos e a construção de uma maquete sustentável do futuro parque de brincadeiras. Na segunda etapa, os alunos apresentam o projeto ao poder público, buscando apoio para sua implementação. O projeto também aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), priorizando questões de saúde, educação de qualidade e infraestrutura sustentável. Através do engajamento ativo dos alunos, o projeto visa não apenas criar um espaço de lazer, mas também fortalecer a conexão com a natureza, promover hábitos saudáveis e inspirar a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis para construir um futuro melhor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).