ENGENHEIROS DO BRINCAR:
construindo um futuro sustentável
Palavras-chave:
Educação. Sustentabilidade. Brincadeira.Resumo
O projeto "Engenheiros do Brincar" visa promover a sustentabilidade e o bem-estar através da educação e da brincadeira na comunidade. A iniciativa envolve crianças em atividades que exploram os conhecimentos e hábitos saudáveis dos povos originários, utilizando o tupi como linguagem e integrando diversas disciplinas como Língua Portuguesa, Ciências e Arte. Em parceria com a comunidade escolar, os alunos desenvolvem um projeto para criar um espaço de brincadeiras sustentável. A primeira etapa inclui pesquisas, estudos e a construção de uma maquete sustentável do futuro parque de brincadeiras. Na segunda etapa, os alunos apresentam o projeto ao poder público, buscando apoio para sua implementação. O projeto também aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), priorizando questões de saúde, educação de qualidade e infraestrutura sustentável. Através do engajamento ativo dos alunos, o projeto visa não apenas criar um espaço de lazer, mas também fortalecer a conexão com a natureza, promover hábitos saudáveis e inspirar a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis para construir um futuro melhor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).