AULA PASSEIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS AMBIENTAIS E EDUCOMUNICATIVOS

UMA EXPERIÊNCIA NA EEM PADRE RODOLFO FERREIRA DA CUNHA

Autores

  • CELIO ALVES RIBEIRO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARA

Palavras-chave:

Aual passeio, Educomunicação, Conhecimentos ambientais

Resumo

Este relato de experiência busca dialogar sobre oportunidades pedagógicas em ecossistemas ambientais e o convívio em produzir ações educomunicativas na comunidade escolar com produções conceituais próprias dos estudantes que vivenciaram tal experiência através da modalidade didática Aula Passeio. Presenciamos, cada vez mais, a urgência em formar cidadãos com capacidades e habilidades de conhecer as relações ambientais complexas e saber agir sistemicamente em rede através de ecossistemas de comunicação que reflitam em se contexto social. Parte da experiência vivenciada pelos estudantes foram levantadas através de Grupo Focal e entrevistas com professores da área de ciências da natureza. Os resultados indicam que as experiências sensíveis fortalecem as aprendizagens significantes, bem como fortalecem o campo das autopoieses construtivas de cada partícipe desta experiência, bem como fortalece o desejo e manutenção dessa modalidade didática pelos professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, disponível em: <http://estaticog1. globo.com/2016/05/03/MEC_BNCC_versao2_abr2016.pdf>.

FREINET, C. As Técnicas de Freinet da Escola Moderna. Portugal: Editora Estampa, 1973.

FREINET, Elise. O Itinerário de Célestin Freinet: A livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: RJ-Francisco Alves, 1979.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 8ª ed. São Paulo: Paz e terra, 1985.

GAIA, R. Educomunicação & mídias. Maceió: Edufal, 2001.

MCLUHAN, H. M. Os meios de comunicação como extensões do homem. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

PELIZZARE, A.; KRIEGL, M. DE L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L.; DOROCINSK, S. I. Teoria da Aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação – O que é isto? Instituto de Educação e Cultura: 2010.

SOARES, Ismar de Oliveira. “A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o Ensino Básico”, Comunicação e Educação, São Paulo, ECA/USP, v. 21, n. 1 (2016), acessível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110451>.

Downloads

Publicado

04/06/2025

Como Citar

AULA PASSEIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS AMBIENTAIS E EDUCOMUNICATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA NA EEM PADRE RODOLFO FERREIRA DA CUNHA. (2025). Revista Docentes, 10(36), 37-44. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1144