O O PAPEL DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR E OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM DIREITOS HUMANOS
Resumo
O objetivo é analisar como a Residência Pedagógica potencializa os saberes de formação e as práticas de licenciandos do curso de História da Universidade Regional do Cariri para a construção de um ensino voltado aos processos educativos em Direitos Humanos. São utilizados os conceitos de função professor-autor para problematizar as estruturas saberes-poderes escolares e suas relações com as práticas de verdade em direitos humanos. A partir das experiências vivenciadas por residentes, preceptores e professor orientador de projeto é feita uma análise compreensiva, com base em documentos diversos e leituras bibliográficas, dos potenciais resultados do projeto em andamento. Ao final, é esperado que seja favorecida a construção de ambiente educacionais que abram caminhos para uma realidade diferente do que tem sido indicado na história recente diante dos possíveis retrocessos autoritários vivenciados mundialmente nos últimos anos. Assim, contribuindo para transformar as salas de aulas em espaços de práticas de criação capazes de interrogar permanentemente a produção, os sujeitos produtores e as condições de produção do conhecimento.
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Referências
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