“PARA FAZÊ-LAS EXISTIR, VIVER E SER”: a representação das mulheres no livro didático Poder e Política da coleção Moderna Plus (2020)

Autores

  • Lidia Noemia Silva Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Antônio Jeovane Sousa Saraiva Rede Estadual de Ensino do Ceará
  • Maria Dariana Lima Bessa Universidade Estadual do Ceará
  • Victor Gustavo Perreira Silva Univeridade Estadual do Ceará
  • Jane Erica Gomes Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Antônio Jacó Oliveira Neto Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Ensino de História. Livro Didático. História das Mulheres.

Resumo

A presente pesquisa objetiva discutir a representação das mulheres no livro didático Poder e Política (2020), da coleção Moderna Plus para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no contexto de implantação do Novo Ensino Médio. A pesquisa surgiu das experiências vivenciadas no subprojeto de História do Programa Institucional de Residência Pedagógica, da FECLESC/UECE, no núcleo que atua na EEMTI Governador César Cals de Oliveira Filho, localizada em Quixadá-CE. O texto é resultado de uma análise bibliográfica e documental no campo do ensino de história, da literatura didática e das relações de gênero na educação. O diálogo se dá, principalmente, com Scott (1995), Fonseca (2003), Perrot (2005), Choppin (2004), Bittencourt (2004) e Silva (2012). A reflexão é relevante pela necessidade de incorporar a história das mulheres e de outros grupos minorizados na literatura didática.

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Biografia do Autor

  • Lidia Noemia Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora adjunta no curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE). Coordenadora do subprojeto História do Programa Institucional de Residência Pedagógica.

  • Antônio Jeovane Sousa Saraiva, Rede Estadual de Ensino do Ceará

     Mestre em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceara (UECE). Professor da Rede Estadual do Ceará. Preceptor do subprojeto História do Programa Institucional de Residência Pedagógica.

  • Maria Dariana Lima Bessa, Universidade Estadual do Ceará

    Graduanda em História na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Residente do Programa Institucional de Residência Pedagógica.

  • Victor Gustavo Perreira Silva, Univeridade Estadual do Ceará

    Graduando em História na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

  • Jane Erica Gomes Costa, Universidade Estadual do Ceará

    Graduanda em História na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Residente do Programa Institucional de Residência Pedagógica.

  • Antônio Jacó Oliveira Neto, Universidade Estadual do Ceará

    Graduando em História na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Residente do Programa Institucional de Residência Pedagógica. 

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Publicado

14/06/2024

Como Citar

“PARA FAZÊ-LAS EXISTIR, VIVER E SER”: a representação das mulheres no livro didático Poder e Política da coleção Moderna Plus (2020). (2024). Revista Docentes, 9(29), 59-67. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1123