ESTIMA DE LUGAR TEM RELAÇÃO COM AS ATITUDES? UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESTIMA DE LUGAR E ATITUDES FRENTE À ESCOLA, COM ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE FORTALEZA – CE

Autores

  • Lucineide Melo de Paulo Leão Unifor
  • Karla Patrícia Martins Ferreira Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Luiz Gonzaga Lapa Junior Universidade de Brasília - UnB
  • Zulmira Áurea Cruz Bomfim UFC

Palavras-chave:

estima de lugar, atitudes, Psicologia Ambiental, estudantes

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa quantitativa que teve como principal objetivo, analisar a relação dos estudantes do terceiro ano do ensino médio com o ambiente escolar a partir da articulação entre a estima de lugar e as atitudes frente à escola. Participaram da pesquisa 65 estudantes da terceira série do ensino médio público com faixa etária entre 16 a 20 anos de ambos os sexos. Para a coleta de dados foram utilizados o Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA), a Escala Estima de Lugar (EEL), a Escala de Atitudes Frente à Escola (EAE). Para as análises de dados usou-se o software estatístico StatisticalPackage for the Social Sciences (SPSS), versão 23. Os resultados apontaram uma estima de lugar potencializadora dos estudantes em relação ao ambiente escolar e, as atitudes frente à escola apresentaram 100% de concordância (concordo ou concordo totalmente) em relação aos aspectos positivos. Há indícios de correlação positiva entre o fator potencializador da EEL e os itens de aspectos positivos da EAE indicando haver relação entre os estudos. Percebe-se, assim, a importância dos pressupostos da Psicologia Ambiental em considerar relevante a inter-relação pessoa ambiente.

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Biografia do Autor

  • Karla Patrícia Martins Ferreira, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, onde coordena o Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA). Doutora em Educação e Pós-doutorado em Psicologia. Membro do Grupo de Trabalho "Psicologia Ambiental" da "Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia" (ANPEPP).

  • Luiz Gonzaga Lapa Junior, Universidade de Brasília - UnB

    Mestre e Doutor em Educação. Pós-doutorado em Educação. Membro de corpo editorial da Revista Mais Educação. Membro do Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA) pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, além de participante em grupos de estudo em Goiás (GEFOPI) e Brasília (EAEC)

  • Zulmira Áurea Cruz Bomfim, UFC

    Doutora em Psicologia. Pós-doutorado em Psicologia. Professora Titular do Programa de Pós Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental- LOCUS-UFC e é líder do grupo de pesquisa em psicologia ambiental do Cnpq.

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Publicado

18/12/2024

Como Citar

ESTIMA DE LUGAR TEM RELAÇÃO COM AS ATITUDES? UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESTIMA DE LUGAR E ATITUDES FRENTE À ESCOLA, COM ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE FORTALEZA – CE. (2024). Revista Docentes, 9(32), 61-69. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1093