A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO CONTEXTO DE COMPETIÇÕES OLÍMPICAS
a experiência na Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontières
Resumo
As Olimpíadas de Matemática buscam ampliar a cultura matemática, aprimorar o pensamento lógico-criativo e identificar jovens talentos. Assim, é importante o protagonismo do estudante para a soluções de problemas, o que dialoga com proposta de Brousseau (2008), na Teoria das Situações Didáticas. O objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições da Teoria das Situações Didáticas no contexto de preparação olímpica. Adotamos uma metodologia qualitativa e exploratória, implementada com 24 estudantes matriculados dentre as três séries do Ensino Médio, participantes de um grupo de estudos preparatório para olimpíadas. A pesquisa foi realizada na EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, em Sobral, Zona Norte do Ceará. Como resultados, foram obtidas 24 medalhas entre ouro, prata e bronze, em nível regional e nacional, na realização da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. Verificou-se que a fase adidática da Teoria das Situações Didáticas e o modelo de prova realizada tem grande potencial para estimular a participação do estudante neste tipo de exame. Ademais, a abordagem usada forneceu um ambiente favorável ao desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas de modo interdisciplinar, o protagonismo juvenil, o trabalho em equipe e, sobretudo o pensamento criativo e o raciocínio lógico-matemático, contribuindo para a formação integral do estudante.
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Referências
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