RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SOCIOLOGIA
UMA BREVE ANÁLISE
Resumo
Este relatório centra-se na experiência que realizei na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Governador Gonzaga Mota durante o estágio supervisionado em Sociologia. O objetivo deste relato é expressar experiência prática no ensino da sociologia e sua aplicação na educação básica. Durante o estágio diversas atividades acadêmicas foram observadas e realizadas, incluindo as interações dos estudantes com o conteúdo e o corpo docente. O estágio em sociologia no ensino médio é uma oportunidade valiosa para os discentes vivenciarem a prática pedagógica e compreenderem as realidades da educação. Isso inclui observar aulas, criar planos de aula e materiais instrucionais e participar de conferências de professores e atividades extracurriculares. O relatório discutirá informações sobre a escola, suas características e os desafios que professores e educandos enfrentam frente ao contexto desafiador do Novo Ensino Médio (NEM). Também descreve a reflexão e o aprendizado por meio de atividades e experiências realizadas durante o estágio. Seu principal objetivo é estimular a reflexão sobre a importância da sociologia na educação e como sua prática pode ser aprimorada para cooperar no aprendizado dos estudantes.
Downloads
Referências
MOROSINI, Marília Costa. Educação Integral e a formação humana. Brasília: UNESCO, 2012.
ARAUJO, R. G. O ensino de Sociologia no Novo Ensino Médio: possibilidades e desafios. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 19, 2015, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SBS, 2015.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os desafios do novo ensino médio no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e250017, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s2178-34402020000150017. Acesso em: 10 mar. 2023. p. 9.
FONTES, Virgílio A. S. A fragmentação do livro didático de Sociologia no novo Ensino Médio. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 51, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21530/rcs.v51n1.2020.1034. Acesso em: 10 mar. 2023. p. 235.
MORAES, J. A. Reforma do Ensino Médio e seus desafios. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 59-68, jan./mar. 2019. Disponível em: http://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11603/8652. Acesso em: 11 mar. 2023.