MULHERES ADMIRÁVEIS: relato sobre uma sequência didática
Palavras-chave:
Mulheres. Empoderamento. Gênero. Valorização. Educação.Resumo
Neste texto, busca-se apresentar objetivos, ações e resultados da Sequência Didática intitulada “Mulheres Admiráveis”, fomentando o histórico debate sobre as diferenças, as oportunidades, as lutas, o empoderamento e as mudanças ocorridas relacionadas às questões de gênero. A atividade fora realizada com estudantes das 3ªs séries do Ensino Médio da E. E. M. Fenelon Rodrigues Pinheiro, situada no município de Solonópole-Ce, através de ações pontuais, finalizando com a produção textual estudantil com a temática “Mulheres contemporâneas: avanços, dificuldades, desafios”. A ação pedagógica buscou apresentar meios para que o/as estudantes se posicionassem em relação à conduta que a sociedade dirige às mulheres, assim como promover o empoderamento feminino àquelas que fazem parte da escola, especialmente as alunas. Como resultado, obteve-se textos discentes ressaltando que as mulheres são e sempre foram muito importantes para a sociedade, mas que precisam ter melhor reconhecimento, pois trabalham duplamente e se esforçam mais que os homens, precisando demonstrar inúmeras capacidades para serem reconhecidas no que fazem. Contudo, ainda têm menos destaque, principalmente na ciência e na política, com ênfase para os âmbitos estadual e municipal. As produções textuais, que farão parte de uma obra literária, trazem também sugestões de o que fazer para diminuir as desigualdades de gênero existentes na atualidade, evidenciando que, tais mudanças apontam para a construção de relações humanas mais democráticas na sociedade, sejam no casamento, no trabalho e/ou na família, em que direito à igualdade, a valorização e o respeito são os pilares.
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