CONFECÇÃO E EMPREGO DE MAQUETES NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR
um estudo de caso em turmas de 1º ano do ensino médio
Palavras-chave:
Aprendizagem, metodologias ativas, biologia celular, maqueteResumo
A utilização de maquetes de células eucariontes e procariontes como proposta pedagógica para disciplina de Biologia nas aulas sobre citologia pode ser um importante instrumento de ensino aprendizagem, nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo confeccionar maquetes realistas de células a partir de materiais de fácil acesso e utilizá-las como recursos didáticos em aulas de citologia em turmas de 1º ano do ensino médio da Escola Pública Estadual Professor Antônio Nonato Sampaio. A metodologia utilizada consistiu das seguintes etapas: aplicação de um questionário diagnóstico a fim de mensurar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema; aula expositiva com auxílio de slides e das maquetes das células confeccionadas anteriormente com biscuit e demais materiais de fácil acesso; reaplicação de questionário para mensurar o nível de conhecimento adquirido após as atividades interventiva. Ao final da aplicação, verificou-se que a estratégia de ensino aprendizagem foi satisfatória uma vez que despertou interesse dos alunos pelo assunto tratado, compreendendo assim o assunto desempenhado pela equipe, além de grande participação em sala de aula.
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