O REDESENHO DE CHARGES SOBRE A SECA NO NORDESTE
uma atividade de (re)leitura multimodal crítica em sala de aula
Resumo
A seca no Nordeste costuma ser estereotipada em charges que, geralmente, desempoderam os nordestinos e os representam como a caricatura da miséria, da ignorância e do atraso social. Diante dessa situação, o presente artigo apresenta redesenhos de charges realizados, na aula de língua materna, por alunos do 9º ano de uma escola pública de Fortaleza. Para tanto, nos fundamentamos nas ideias de empoderamento de Freire (1981, 1987) e no Ciclo de Redesenho de Janks (2010, 2012), que está comprometido com o letramento multimodal crítico à medida que busca equidade e justiça social por meio do ensino de línguas e de sua relação direta com política e poder. Nosso estudo também considerou as contribuições de Fairclough (2001, 2003), que propõem uma Análise de Discurso Crítica (ADC), e os pressupostos teóricos da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006). Dessa forma, o letramento multimodal, como prática social de leitura e escrita, pôde contribuir para a emancipação dos estudantes enquanto cidadãos críticos dentro e fora do contexto escolar.
Palavras-chave: Redesenho. Charge. Multimodal. CrÃtica.
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