De DE PI A π: um estudo sobre a linguagem matemática usada em sala e seu impacto na aprendizagem
Um estudo sobre a linguagem matemática usada em sala e seu impacto na aprendizagem
Palavras-chave:
Livro Didático. Ensino da Matemática. Protagonismo Estudantil.Resumo
Sabe-se que a defasagem na aprendizagem matemática é algo atinge a todos os níveis da educação básica, como nos mostra os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do estado do Ceará (SPAECE). Segundo dados de 2012 a 2019, o nível estadual de proficiência manteve-se próximo aos 268,8. Após a pandemia, observamos na EEM Luiz Girão a ampliação dessa defasagem na aprendizagem tornando o desafio de superá-las ainda maior. Intentando auxiliar na melhoria da aprendizagem matemática dos alunos de 1° ano, o presente estudo analisou textos didáticos presentes nos livros de matemática de diferentes épocas e o impacto que causam na aprendizagem. Para tanto foram aplicados questionários junto aos alunos para saber quais tipos de textos mais se sentiam atraídos a estudar. De posse dessas informações, foram feitas por alunos adaptações de seus textos para as aulas do componente eletivo de Matemática Básica I, intermediada por uma aprendizagem cooperativa o que resultou em uma melhora na assimilação dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos. É importante ressaltar que em nenhum momento a linguagem matemática formal foi esquecida, apenas introduzida de maneira mais acessível para os alunos nos primeiros momentos para assim, assumir todo seu rigor lógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).