De DE PI A π: um estudo sobre a linguagem matemática usada em sala e seu impacto na aprendizagem

Um estudo sobre a linguagem matemática usada em sala e seu impacto na aprendizagem

Autores

  • Antonio Rafael de Abreu Gomes CREDE 1
  • Gurhgel Presley Gomes Bonfim
  • Alex Gonçalves da Silva
  • Francisco Álvaro Figueiredo Alves

Palavras-chave:

Livro Didático. Ensino da Matemática. Protagonismo Estudantil.

Resumo

Sabe-se que a defasagem na aprendizagem matemática é algo atinge a todos os níveis da educação básica, como nos mostra os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do estado do Ceará (SPAECE). Segundo dados de 2012 a 2019, o nível estadual de proficiência manteve-se próximo aos 268,8. Após a pandemia, observamos na EEM Luiz Girão a ampliação dessa defasagem na aprendizagem tornando o desafio de superá-las ainda maior. Intentando auxiliar na melhoria da aprendizagem matemática dos alunos de 1° ano, o presente estudo analisou textos didáticos presentes nos livros de matemática de diferentes épocas e o impacto que causam na aprendizagem. Para tanto foram aplicados questionários junto aos alunos para saber quais tipos de textos mais se sentiam atraídos a estudar. De posse dessas informações, foram feitas por alunos adaptações de seus textos para as aulas do componente eletivo de Matemática Básica I, intermediada por uma aprendizagem cooperativa o que resultou em uma melhora na assimilação dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos. É importante ressaltar que em nenhum momento a linguagem matemática formal foi esquecida, apenas introduzida de maneira mais acessível para os alunos nos primeiros momentos para assim, assumir todo seu rigor lógico.

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Publicado

15/06/2023

Como Citar

De DE PI A π: um estudo sobre a linguagem matemática usada em sala e seu impacto na aprendizagem: Um estudo sobre a linguagem matemática usada em sala e seu impacto na aprendizagem. (2023). Revista Ceará Científico, 2(2), 146-152. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/832