LEIO. RESISTO. COMPARTILHO
Palavras-chave:
Protagonismo estudantil. Antirracismo. TikTok.Resumo
O trabalho a seguir apresenta uma experiência na cidade de Jaguaribe-CE, utilizando como ferramenta a rede social “TikTok” na promoção da literatura negra presente na Escola de Ensino Fundamental Professor Gutenberg Barbosa Silva. O projeto segue as diretrizes dos documentos norteadores como BNCC – Base Nacional Comum Curricular – e a lei 10.639/03 que altera a LDB – Lei de Diretrizes e Bases – tornando obrigatório o ensino de cultura afro-brasileira. Foi usado ferramentas presentes na escola proporcionando o acesso à literatura e discussões sobre a sociedade atual com base em escritos na temática étnico-racial e vídeos curtos, sendo os debates gerados pelos próprios estudantes, colocando-se no centro do processo de ensino-aprendizagem. O protagonismo, a discussão interdisciplinar e o engajamento dos vídeos acabaram atingindo grupos de diversas faixas etárias, demonstrando a potencialidade das redes sociais na escola e tornando o processo educacional mais acessível e criativo.
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