LEIO. RESISTO. COMPARTILHO

  • Mara Sheila Nogueira de Freitas
  • Anna Priscila Sena Lima Lopes
  • Maria Letícia Araújo Fernandes
Palavras-chave: Protagonismo estudantil. Antirracismo. TikTok.

Resumo

O trabalho a seguir apresenta uma experiência na cidade de Jaguaribe-CE, utilizando como ferramenta a rede social “TikTok” na promoção da literatura negra presente na Escola de Ensino Fundamental Professor Gutenberg Barbosa Silva. O projeto segue as diretrizes dos documentos norteadores como BNCC – Base Nacional Comum Curricular – e a lei 10.639/03 que altera a LDB – Lei de Diretrizes e Bases – tornando obrigatório o ensino de cultura afro-brasileira. Foi usado ferramentas presentes na escola proporcionando o acesso à literatura e discussões sobre a sociedade atual com base em escritos na temática étnico-racial e vídeos curtos, sendo os debates gerados pelos próprios estudantes, colocando-se no centro do processo de ensino-aprendizagem. O protagonismo, a discussão interdisciplinar e o engajamento dos vídeos acabaram atingindo grupos de diversas faixas etárias, demonstrando a potencialidade das redes sociais na escola e tornando o processo educacional mais acessível e criativo.

Publicado
12/06/2024