SABERES EXPERIENCIAIS: a natureza fala e o profeta interpreta
a natureza fala e o profeta interpreta
Palavras-chave:
Profetas da chuva., Natureza., Experiência., Sabedoria., Esperança.Resumo
O projeto “Saberes experienciais: a natureza fala e o profeta interpreta”, foi desenvolvido por alunos e professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA João Ricardo da Silveira, Quixadá-CE, com o propósito de reconhecer e valorizar os profetas da chuva quixadaense através da disseminação de suas profecias sobre previsões climáticas de modo que esses saberes experienciais sejam preservados e perpetuados para as novas gerações. A sabedoria popular do nordestino encontra na natureza uma leitura de resistência às adversidades do sertão. Na figura do “profeta da chuva”, que surge como intérprete da natureza, o sertanejo encontra a possibilidade de uma boa quadra invernosa que garanta o plantio e a colheita dos alimentos para sua sobrevivência. Nessa perspectiva, este projeto se propõe a reconhecer e valorizar os saberes dos profetas da chuva de Quixadá através de suas previsões climáticas de modo que esses saberes sejam registrados num compêndio, corroborando para que permaneçam presentes entre as futuras gerações. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo com o intuito de coletar, confirmar e ampliar as experiências existentes e já registradas, seja na literatura de cordel ou nos livros especializados sobre a temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).